Fotografia meramente ilustrativa representando Olimpíadas - Divulgação/ Pixabay / MasterTux
Mundo

Diretor-geral da OMS fala que transmissões de covid-19 nas Olimpíadas são 'inevitáveis'

Tedros Adhanom Ghebreyesus acredita que novas infecções não podem ser impedidas — serão as ações tomadas após o evento que farão diferença

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 21/07/2021, às 16h28

Nesta quarta-feira, 21, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que é o diretor-geral da OMS, teve um encontro com o Comitê Olímpico Internacional (COI) em Tokyo, onde ocorrerão às próximas Olimpíadas, para planejar quais serão os cuidados necessários para conter o coronavírus no evento. 

"A marca do sucesso do evento não é registrar nenhum caso de covid-19. É garantir que todos os casos sejam identificados, isolados, investigados e cuidados o mais rápido possível para que a transmissão seja interrompida", disse ele, segundo repercutido pelo Estadão. 

Assim, para Tedros, os casos de infecção pelo vírus serão inevitáveis, porém o dirigente também pontuou que não existe como viver com “zero risco”, e expressou seu desejo de que os jogos olímpicos dêem esperança e coragem ao resto do mundo. 

Ao mesmo tempo, Ghebreyesus também comentou que a pandemia não chegou ao fim, e quem acredita nisso por estar em um país em que a transmissão foi contida, está vivendo em um “paraíso dos tolos”.

Segundo o diretor-geral da OMS, o fato de 75% das vacinas estarem concentradas em somente uma dezena de países é uma “enorme injustiça”. "A pandemia vai acabar quando o mundo decidir que quer encerrá-la. Está nas nossas mãos", concluiu ele, ainda conforme o Estadão. 

pandemia olimpíadas OMS coronavírus covid-19 vacinas Tedros Adhanom Ghebreyesus Tokyo transmissão controlada esperança

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada