Imagem ilustrativa - Getty Images
Estados Unidos

Disney se pronuncia sobre polêmica após ‘apoiar’ lei anti-LGBTQIA+

CEO da empresa estaria "trabalhando nos bastidores” para reverter aprovação de projeto

Fabio Previdelli Publicado em 11/03/2022, às 15h22

Após ser criticado por doar cerca de 25 milhões de reais (U$D 5 milhões) para políticos favoráveis à um projeto de lei anti-LGBTQIA+, que ganhou o apelido de “Don’t Say Gay”, conforme informou mais cedo a equipe do site do Aventuras na História, o CEO da Walt Disney Company, Bob Chapek, se manifestou pela primeira vez sobre o assunto.

Para reverter a aprovação da lei, Chapek estaria “trabalhando nos bastidores” para convencer os senadores da Flórida a vetá-la, segundo relatado pelo Deadline, conforme repercutiu o UOL. 

Entendo que nossa abordagem inicial, mesmo que tenha sido bem intencionada, não foi efetiva", disse o CEO da Disney. 

Bob Chapek também informou que pretende conversar com Ron DeSantis, governador da Flórida, sobre o projeto, além de declarar que pretende doar o mesmo valor dado aos políticos para instituições que apoiam a comunidade LGBTQIA+.

 O Sindicato de Animações dos Estados Unidos (TAG) já havia se pronunciado na última quarta-feira, 9, repudiando a doação da Disney, alegando que o ato era “um erro que desafia a lógica e a ética”. 

"A Walt Disney Company tem a oportunidade de ser uma líder a serviço da comunidade LGBTQIA+ de um jeito que poucas outras empresas podem igualar", apontou a TAG. "Expressamos nossa decepção com as declarações dos líderes da Disney sobre a lei 'Don't Say Gay' na Flórida. Aplaudimos as muitas vozes de aliados, colegas e mais, que têm se pronunciado e reproduzindo essa decepção".

Em resposta, Chapek alegou que a Disney irá manter sua postura não só dentro do estado, mas em todo o território norte-americano, vetando projetos semelhantes que visam contra os direitos humanos.

Estados Unidos dinheiro polêmica disney doação Projeto de Lei notíciais LGBTQIA+

Leia também

Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!


Novo estudo aponta "primeiro animal antigo hospedeiro da lepra"


Pedaço de raro pigmento púrpura é descoberto na Inglaterra


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás