Imagem meramente ilustrativa - Reprodução
Egito Antigo

Documento de 3 mil anos revela o depoimento de ladrões de túmulos egípcios

Os relatos contam como um grupo de ladrões roubou a tumba de Sobekemsaf II — especialistas supõem que eles sofreram punições brutais

Fabio Previdelli Publicado em 26/09/2019, às 16h32

Documentos judicias egípcios de mais de 3 mil anos, indicam que ao menos 8 ladrões invadiram a tumba de Sobekemsaf II — faraó da 17ª dinastia — para roubar inestimáveis riquezas que estavam armazenadas lá dentro. A revelação aconteceu durante gravações do programa Egypt’s Greatest Treasures, do Canal 5. A historiadora e apresentadora Bettany Hughes, revelou que a descoberta dos papeis lança uma nova perspectiva sobre os ladrões de tumbas do Egito.

O documento, conhecido como Papiro de Amherst, é datado de 1.100 a.C e faz parte dos registros judiciais originais que tratam de assaltos a tumbas. Em uma seção, os documentos detalham a profanação da tumba de Sobekemsaf II, por volta de 1570 a.C, em Tebas, capital do Egito Antigo. A folha contém as provações e confissões dos homens responsáveis pelos atos.

O documento, conhecido como Papiro de Amherst, é datado de 1.100 a.C / Crédito: Reprodução


Amenpnufer, filho de Anhernakhte, um pedreiro do Templo de Amon Re "adquiriu o hábito de roubar os túmulos em companhia do pedreiro Hapiwer”, descreve os documentos. Em seu julgamento, o homem admite usar ferramentas de cobre para cavar um túnel na pirâmide do rei. Ali, eles encontraram os cemitérios de Sobekemsaf II e sua rainha e saquearam tudo o que podiam carregar.

“Abrimos os sarcófagos em que os caixões estavam, e encontramos a nobre múmia deste rei equipada com um falcão; havia um grande número de amuletos e joias de ouro em seu pescoço. A múmia estava completamente enfeitada de ouro, e seus caixões eram adornados com ouro e prata por dentro e por fora, e incrustado com todos os tipos de pedras preciosas. Coletamos o ouro dele e tudo o que descobrimos com a rainha, e então nós ateamos fogo em seus caixões”, dizia um trecho da confissão.

Os corredores datumba da Rainha Nefertari / Crédito: Reprodução


No total, os ladrões fugiram com um total de 700 mil libras (algo em torno dos 3 milhões e meio de reais). Não está totalmente claro como eles foram capturados ou que aconteceu com eles após o julgamento.

O que especialistas imaginam é que eles sofreram uma punição semelhante com as aplicadas a quem praticasse esse tipo de crime, que poderiam sofrer torturas ou serem executados por empalhamentos.

Muitos dos tesouros dos antigos faraós eram furtados por ladrões de sepulturas e isso se tornou um problema. Tanto é que as realezas egípcias passaram do enterro em pirâmides para o sepultamento em tumbas no vale dos reis.

Egito Antigo Faraó tumba declaração ouro tesouro tumbas punição Joias Prata Furto Amenpnufer Sobekemsaf II Ladrões de Tumbas Papiro de Amherst

Leia também

Afinal, quantas pirâmides egípcias ainda existem?


Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação