Notícias » Egito Antigo

Caixa misteriosa encontrada no túmulo de Tutancâmon é aberta pela primeira vez

Acredita-se que o artefato de 3.500 anos tenha sido um baú usado pela esposa do faraó. Confira as imagens!

Fabio Previdelli Publicado em 17/09/2019, às 10h36

A descoberta da tumba de Tutancâmon
A descoberta da tumba de Tutancâmon - Reprodução

Uma caixa misteriosa encontrada no túmulo do antigo faraó egípcio Tutancâmon foi aberta pela primeira vez nas gravações do programa Egypt’s Greatest Treasures, apresentado pela historiadora Bettany Hughes. Acredita-se que o artefato de 3.500 anos tenha sido um baú de linho usado pela esposa do faraó para guardar roupas.

Uma caixa misteriosa encontrada no túmulo do antigo faraó egípcio Tutancâmon foi aberta pela primeira vez / Crédito: Reprodução


É o único objeto que se tem registro de Anquesenamom. O utensílio foi encontrado na década de 1920 na tumba de Tutancâmon, no Vale do Reis do Egito. A caixa estava sendo preparada para uma exposição no Museu do Cairo, quando a historiadora questionou ao curador do museu, Dr. Essa Zaidan, se eles poderiam abri-la.

Para surpresa da apresentadora, ele disse que sim, concedendo a ela o que alegou ser um primeiro olhar dentro do baú antigo. “Esta é uma caixa que nunca foi filmada antes ou aberta e ele se ofereceu para abri-la para nós”, disse Bethany.

O baú de linho pertencia à Anquesenamom e era usado para guardar suas roupas luxuosas / Crédito: Reprodução


No entanto, o resultado foi um pouco anticlímax, pois, infelizmente, estava vazio. Mas o momento não frustrou Hughes que declarou que podia “sentir o cheiro da madeira e da resina” e que apesar de estar vazio podia “cheirar a história que sai dela”.