Cena de The Crown (esq.) em montagem com Adriano em evento de Netflix (dir.) - Divulgação / Netflix (esq.) / Getty Images (dir.)
Entretenimento

"Ele é indispensável": Diretor de The Crown elogia diretor de fotografia brasileiro

Peter Morgan fez questão de enaltecer Adriano Goldman, ex-diretor do Acústico MTV e responsável pela fotografia de Cidade dos Homens

Wallacy Ferrari Publicado em 24/11/2020, às 14h30

Em entrevista à Folha, o diretor de The Crown, Peter Morgan, rasgou elogios ao diretor de fotografia, Adriano Goldman, responsável pelas imagens da aclamada produção do Netflix. De acordo com o autor, o paulistano é "simplesmente indispensável" pelo panorama que consegue transmitir com os ângulos capturados.

"Ele não só é fundador e criador da série, como também o mestre arquiteto da sua estética, do seu sentido, significado e sucesso. Ele é um grande artista e, sem ele, eu estaria completamente perdido", afirmou o dramaturgo britânico ao jornalista Henrique Goldman.

Criado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, Adriano começou a carreira aos 16 anos na O2 Filmes, depois de algumas tentativas de realizar curtas-metragens amadores. Foi responsável pela direção das primeiras edições do Acústico MTV durante a década de 1990, além de ser responsável pelo premiado clipe da 'Orgasmatron' da banda Sepultura.

Também foi responsável por trabalhar em 'Cidade dos Homens' e 'O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias' antes de migrar para Hollywood. Atualmente com 54 anos de idade, ele foi o responsável pela fotografia das quatro primeiras temporadas da produção sobre a Família Real Britânica.

Sobre a nova temporada de The Crown

Em 15 de novembro, os fãs de The Crown — seriado que aborda o reinado de Elizabeth II —, finalmente assistiram a quarta temporada da série. A nova etapa era muito aguardada pelos telespectadores, principalmente pelos novos personagens envolvidos na trama: Diana e Margaret Thatcher.

A crítica internacional declarou elogios que não haviam sido vistos em temporadas anteriores, em destaque para a performance da atriz Emma Corrin, como a princesa de Gales. Além disso, adjetivos como “cativante” e “linda” foram usados para definir a nova etapa da produção.

A quarta temporada se passa nos anos 1970, quando a Família Real Britânica começa a se preocupar com a linha de sucessão ao trono e inicia a busca de uma esposa para Príncipe Charles. A nova temporada também mostra detalhes da conturbada relação entre Thatcher e Rainha Elizabeth, além do início do relacionamento entre Charles e a Princesa Diana.

Brasil História produção Família Real britânica The Crown

Leia também

Sobrinha do 'tio Paulo' comenta caso após ser solta: 'Eu não percebi'


Putin ordena exercícios militares com armas nucleares a suas tropas


Imagens da superfície do Sol são registradas por sonda


A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada