Encélado, lua de Saturno - NASA/JPL/Space Science Institute
Espaço

Elemento fundamental para a vida é encontrado em Encélado, lua de Saturno

Essa é a primeira vez que tal elemento foi achado em um oceano além da Terra

Fabio Previdelli Publicado em 15/06/2023, às 11h08

Em uma das luas de Saturno, chamada de Encélado, foi encontrado um elemento químico fundamental para a construção da vida: o fósforo— identificado em grãos de gelo salgados libertados no espaço por meio de flocos que jorram de rachaduras da casca de gelo da lua.

Afinal, sob a superfície grossa e gelada de Encélado existe um oceano. Por lá, parte de materiais são expelidas por gêiseres no polo sul da lua. Esses elementos acabam sendo incorporados ao anel E — o mais externo de Saturno.

+ O que se sabe sobre as 12 luas descobertas em Júpiter

Para identificar o fósforo, cientistas se baseiam em dados coletados pela missão Cassini, da NASA, que entre 2004 e 2017 analisou Saturno e suas luas. Na ocasião, a espaçonave sobrevoou por diversas vezes as plumas de Encélado e o anel E de Saturno. Assim, seu Analisador de Poeira Cósmica foi capaz de detectar minerais e compostos orgânicos essenciais para a vida como conhecemos.

Antes da recente descoberta, além disso, estudiosos já haviam detectado outros elementos como: compostos de sódio, carbonato e cloro, que estavam nos grãos de gelo colhidos pela Cassini. O mais novo estudo foi publicado na última quarta-feira, 14, na Nature.

"O fósforo na forma de fosfatos é vital para toda a vida na Terra", explicou o professor de ciências planetárias na Freie Universität Berlin, Dr. Frank Postberg, principal autor do estudo, em um comunicado, conforme repercutido pela CNN.

É essencial para a criação de DNA e RNA, membranas celulares e ATP (o portador universal de energia nas células), por exemplo. A vida como a conhecemos simplesmente não existiria sem fosfatos", continuou.

Importante ressaltar que essa é a primeira vez que fósforo foi achado em um oceano além da Terra. "Modelos geoquímicos anteriores estavam divididos sobre a questão de saber se o oceano de Encélado contém quantidades significativas de fosfatos", apontou o professor.

Essas medições da Cassini não deixam dúvidas de que quantidades substanciais dessa substância essencial estão presentes na água do oceano."

Missão Cassini

Entre 2004 e 2017, a missão Cassini analisou Saturno e suas luas. A espaçonave acabou sendo queimada de forma intencional na atmosfera de Saturno ao fim de seu uso. Porém, seus dados vem ajudando os cientistas a mudarem a forma de entender não só Encélado como outros mundos oceânicos parecidos. Isso pode ser fundamental para a descoberta de vida além da Terra em nosso sistema solar.

"Agora que sabemos que muitos dos ingredientes para a vida estão por aí, a questão é: existe vida além da Terra, talvez em nosso próprio sistema solar? Sinto que o legado duradouro da Cassini inspirará futuras missões que podem, eventualmente, responder a essa mesma pergunta", declarou cientista planetária e cientista do projeto Voyager no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena (Califórnia), Linda Spilker.

Embora ela não tenha participado do recente estudo, Linda atuou como cientista do projeto Cassini.

Nasa notícias Espaço vida Saturno Fósforo Encélado Cassini

Leia também

Nasa: Quinta lua de Júpiter é capturada na Grande Mancha Vermelha pela primeira vez


Na Espanha, tromba d’água incomum é registrada na costa da Catalunha; veja vídeo


Museu Britânico recupera 626 tesouros históricos desaparecidos, incluindo itens de a.C.


Irã: 260 pessoas são presas após reunião ‘satanista’, entenda!


Ator de 'The Office' revela ter furtado objeto do cenário da série


Jornal aponta que rei Charles já é mais rico que rainha Elizabeth, entenda!