Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Raios

“Raios” misteriosos são capturados nos anéis de Saturno por Telescópio Hubble

Os raios foram capturados pela primeira vez na década de 1980, na missão Voyager

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 13/02/2023, às 14h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aparição de dois raios borrados (à esquerda) no anel B - Divulgação / NASA
Aparição de dois raios borrados (à esquerda) no anel B - Divulgação / NASA

Imagens de um show misterioso acontecendo nos anéis de Saturno foram capturadas pelo Telescópio Espacial Hubble. Os cientistas não conseguem explicar o fenômeno que aconteceu, quando “raios” fugazes e fantasmagóricos parecem se mover ao longo dos anéis do planeta.

Esse retorno dos raios é um dos sinais principais de que Saturno está entrando em uma nova temporada ao se aproximar do equinócio de outono, em seu hemisfério norte, que provavelmente ocorrerá em 6 de maio de 2025, sendo a primeira vez em 15 anos.

Ainda não se sabe muito sobre os raios, mas eles podem ser vistos ao redor do planeta durante o equinócio e parecem aparições patinando ao longo dos anéis do corpo celeste. Na década de 1980 foi quando a primeira evidência foi capturada pela missão da Voyager, da Nasa.

A origem desses raios ainda é um mistério para os cientistas, cmo informa a CNN Brasil, mas agora eles esperam encontrar uma solução. O Hubble permancerá observando o entorno do planeta, a fim de coletar mais dados sobre as ocorrências.

Particularidade curiosa

Esses “raios” são visíveis somente por volta do equinócio de Saturno, quando os anéis do planeta estão inclinados em direção ao sol. A Nasa informou que as marcações podem aparecer como pontos brilhantes de luz ou também como manchas pretas, o que depende muito do ponto de vista do instrumento de visualização.

Segundo a agência espacial, é possível que outros planetas com anéis também experimentem eventos semelhantes, ainda que até agora somente foram observados nos anéis densamente compactados e mais proeminentes de Saturno.

Em um comunicado, Amy Simon, cientista planetária sênior da Nasa que chefia o programa Hubble Outer Planet Atmospheres Legacy, disse: “É um fascinante truque de mágica da natureza que só vemos em Saturno – pelo menos por enquanto”.