Acidente em Ohio, em fevereiro, comparado à Chernobyl - Divulgação / Vídeo / NBC
Estados Unidos

Em 2023, Estados Unidos tem média de um acidente químico a cada dois dias

Desde abril de 2020, quando acidentes começaram a ser registrados, já são mais de 470 incidentes

Fabio Previdelli Publicado em 25/02/2023, às 13h31

Recentemente, um acidente tóxico em Ohio, nos Estados Unidos, chamou a atenção e gerou comparações com Chernobyl, conforme repercutido pela equipe do site do Aventuras na História. 

Porém, episódios do tipo estão acontecendo com uma regularidade impressionante no país, é o que mostram dados coletados pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) e por grupos sem fins lucrativos

Sejam por descarrilamento de trens, como ocorreu em Ohio, ou por acidentes de caminhões, rupturas de oleodutos ou até vazamentos e derramamentos em instalações industriais, o fato é que incidentes assim se tornaram consistentes no país, em uma média de um ocorrido a cada dois dias, repercutiu o The Guardian. 

Esses tipos de desastres ocultos acontecem com muita frequência”, apontou Mathy Stanislaus ao The Guardian. 

Stanislaus, que atuou como administrador assistente do escritório de gestão de emergências e terras da EPA durante o governo Barack Obama, liderou programas focados na limpeza de locais de resíduos perigosos contaminados, segurança de fábricas de produtos químicos, prevenção de derramamento de óleo e resposta a emergências.

Dados alarmantes

Apenas nas primeiras sete semanas de 2023, mais de 30 incidentes foram registrados, segundo a Coalition to Prevent Chemical Disasters — dando uma média de um registro a cada dia e meio

Em termos comparativos, no ano passado, o órgão registrou 188 incidentes, onze a mais que os 177 de 2021. Agora, se pegarmos os dados desde que coalizão começou a registrá-los, em abril de 2020, já foram registrados mais de 470 incidentes nesses quase três anos. 

Apesar de envolverem graus diferentes de gravidade, cada um envolve a liberação acidental de produtos químicos considerados ameaças potenciais à saúde humana e ambiental.

Estados Unidos notícias registros acidente químico

Leia também

Influencer dos EUA descobre Machado de Assis e viraliza: 'Nada vai se comparar a isso'


Após sair da prisão, assassina de Daniella Perez estudou na mesma faculdade da vítima


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Helicóptero que levava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofre acidente


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais