General Pazuello - Wikimedia Commons
Brasil

Em entrevista para revista, o ministro interino da Saúde afirma não saber do que se trata o AI-5

Em sua declaração, o General Pazuello diz que nunca estudou para saber o que foi o decreto emitido durante a Ditadura Militar

Redação Publicado em 18/07/2020, às 14h23

Durante entrevista exclusiva realizada pela revista Veja, Eduardo Pazuello, Ministro interino da Saúde, declarou não saber o que foi o AI-5, após ser questionado sobre uma possível ameaça à democracia: “Nasci em 1963, não sei nem o que é AI-5, nunca nem estudei para descobrir o que é”, afirmou Pazuello.

O Ato Institucional número 5, consiste no mais duro decreto feito durante o período da Ditadura Militar no Brasil (1964 – 1985). Na ocasião, o AI-5 (1968- 1978), suspendeu direitos constitucionais resultando em um poder quase absoluto do presidente. Em decorrência do decreto, a violência aumentou e a tortura foi usada como instrumento de controle pelo Estado. Segundo a Comissão Nacional da Verdade, ao todo foram 191 mortos e 210 desaparecidos.

Quando questionado sobre a atuação de Jair Bolsonaro durante a pandemia do novo coronavírus, Pazuello — que está há dois meses no cargo de ministro ­— defendeu o presidente: “Talvez não seja tão negativo ter uma pessoa dizendo que não precisa ter esse temor todo. Dá um pouco de esperança de que a vida pode ser normal,” finalizou o general.

Brasil Ditadura militar Política Ministro da saúde General Pazuello

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada