O estádio do Tottenham Hotspur, em Londres - Divulgação/Tottenham Hotspur
África do Sul

Em meio a crise, patrocínio a clube inglês causa indignação na África do Sul

O patrocínio de R$ 300 milhões foi anunciado em meio a uma crise nacional que afeta o fornecimento de energia para a população

Redação Publicado em 08/02/2023, às 14h24

Na última terça-feira, 7, o conselho de turismo do governo da África do Sul emitiu um comunicado se retratando a respeito do plano de patrocínio do Tottenham Hotspur, clube da Premier League inglesa, que gerou indignação na população devido à situação de crise do país. O acordo, aprovado condicionalmente, é de cerca de US$ 58 milhões (R$ 300 milhões). 

Segundo informações da CNN, Lindiwe Sisulu, ministra do Turismo, declarou em nota que vai “encerrar o negócio”. As negociações com um dos times mais ricos do futebol da Inglaterra vieram em meio a um colapso de energia na região sul-africana, que impacta em diversos setores, como saúde e segurança.

Patrocínio 

Conforme a South African Tourism (SAT), a ideia do patrocínio tinha como objetivo “converter torcedores e espectadores em turistas” e, consequentemente, movimentar a economia local. Em comunicado, o diretor-executivo interno da organização, Themba Khumalo, ressaltou:

Não podemos continuar com os negócios como sempre, porque isso não trará os resultados desejados. É por isso que estamos contemplando uma parceria desta escala com o Tottenham, para realmente nos ajudar a mudar o controle de nossas chegadas de turistas". 

Em 2018, autoridades de Ruanda iniciaram um patrocínio com o Arsenal, equipe de Londres, que, de acordo com dados publicados, foi convertido em 8% de aumento nas procuras por atividades turísticas. 

Especialista 

Em entrevista, Kieran Maguire, especialista em futebol financeiro, explicou que as parcerias entre governos e clubes são complexas e difíceis de atingirem o sucesso

Você pode ver os benefícios para o clube de futebol porque eles recebem dinheiro. Em termos de benefícios para os países, nem tanto. Tentar vincular campanhas de marketing individuais a um nível de sucesso de maneira mensurável é sempre difícil". 
Futebol África do Sul crise arsenal clube patrocínio Tottenham

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência