Sonda indiana pousou no lado escuro da Lua - Divulgação/vídeo/G1
Índia

Em missão histórica, Índia se torna o primeiro país a pousar no lado escuro da Lua

Sonda indiana pousou no lado escuro da Lua nesta quarta-feira, 23

Giovanna Gomes Publicado em 23/08/2023, às 10h58

A Índia se tornou o primeiro país a pousar no lado escuro da Lua, em evento transmitido ao vivo nesta quarta-feira 23. A descida da sonda até a superfície do nosso satélite natural foi observada por meio de uma representação gráfica.

"Conseguimos um pouso suave na Lua, a Índia está na Lua", declarou Sreedhara Panicker Somanath, presidente da Indian Space Research Organisation (ISRO), a agência espacial indiana.

O módulo, que foi lançado em 14 de julho, conseguiu pousar na Lua aproximadamente às 9h33 no horário de Brasília, enfrentando o desafiador terreno lunar com suas vastas crateras e inclinações acentuadas, além da falta de iluminação solar, que resulta em temperaturas extremamente frias que atingem -203°C.

Nós nos deparamos com um momento sem precedentes. Isso representa o surgimento de uma nova Índia em desenvolvimento", comemorou Narendra Modi, o primeiro-ministro do país, segundo o portal de notícias G1.

Chandrayaan-3

A exploração lunar da Índia, realizada como parte da missão chamada Chandrayaan-3, surge como resposta à detecção de água na superfície lunar em sua primeira incursão espacial no projeto, ocorrida em 2008.

Akash Sinha, um especialista em robótica espacial e professor na Universidade Shiv Nadar, próxima a Delhi, explicou à BBC: "Ainda precisamos de muito mais detalhes sobre onde e quanta água existe, e saber se toda ela está congelada."

A investigação das características das regiões polares da Lua, constituídas por rochas e solo, também tem o potencial de oferecer respostas sobre a formação do Sistema Solar.

História Índia lua notícias missão lado escuro

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência