Simulação de impacto feita por instituto autorizado da NASA - Divulgação/ Youtube Canal Science X: Phys.org, Medical Xpress, Tech Xplore 383 inscritos
Asteroide

Em setembro, uma astronave pode colidir com um asteroide que 'ameaça a Terra'

Asteroide transita por órbita 'próxima' do planeta e deve ser destruído para evitar ameaças

Redação Publicado em 01/07/2022, às 10h07

Um pequeno asteroide chamado Dimorphos apresenta um grau de preocupação para os cientistas pela chance de colidir com a Terra no futuro. Por isso, em setembro, a NASA irá liderar o lançamento de uma astronave chamada DART (Teste de redirecionamento de asteroide duplo, na sigla em inglês), que vai de encontro com o artefato espacial, empurrando-o para fora da sua perigosa órbita atual.

Segundo a apuração do portal Yahoo, a ação tende a ser mais violenta do que o esperado. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Berna e do Centro Nacional de Competência em Pesquisa (NCCR) PlanetS, é indicado que o teste pode deformar o Dimorphos de forma bastante drástica.

“Ao contrário do que se pode imaginar quando pensamos em um asteroide, o Dimorphos pode ter uma estrutura interna muito solta, como uma pilha de escombros, unida por interações gravitacionais e pequenas forças coesivas”, diz Sabina Raducan, principal autora do estudo, em um trecho da publicação do vídeo de simulação da ação da NASA.

A afirmação contraria as teses anteriores da DART, que assumiam que o corpo celeste possuía uma estrutura interna mais sólida. “Isto pode mudar drasticamente o resultado da colisão, que está programada para acontecer em setembro”, alega Raducan.

Em um vídeo feito pelo instituto Science X: Phys.org, Medical Xpress, Tech Xplore, foi exemplificado como a ação será feito através de uma simulação 3D.

Consequências esperadas

O impacto da astronave a uma velocidade de 14 mil km/h pode deformar completamente o asteroide. Essa parte deixa os pesquisadores intrigados, pois a quantidade de materiais ejetada será muito maior do que o esperado e pode ajudar na formação de outros pequenos asteroides.

No estudo ainda é dito que em 2024, a Agência Espacial Europeia enviará uma sonda espacial para o asteroide, de forma a investigar, visualmente, as consequências do impacto da DART.

Você pode conferir o artigo completo neste link.

ciência Mundo Nasa Terra notícias Espaço missão astronomia asteroide Estudos Espacial astronave

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto