Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Pesquisa revela que planeta Terra está ‘escurecendo’ em decorrência das mudanças climáticas

Há 20 anos, o brilho do planeta é analisado por estudiosos norte-americanos

Penélope Coelho Publicado em 06/10/2021, às 09h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do planeta Terra - Getty Images
Fotografia do planeta Terra - Getty Images

De acordo com um recente estudo do Instituto de Tecnologia de Nova Jersey, nos Estados Unidos, publicado pela revista Geophysical Research Letters, evidências apontam que a Terra está escurecendo, em decorrência das mudanças climáticas. 

Segundo revelado pela pesquisa, os especialistas analisam o brilho do planeta há 20 anos e notaram que nos últimos três anos o fenômeno — em que parte da luz emitida pelo Sol é refletida pela Terra — perdeu força considerável.  

O planeta está refletindo cerca de meio watt a menos de luz por metro quadrado do que há 20 anos, aponta o estudo. De acordo com pesquisadores, o número representa uma redução de 0,5% no brilho refletido.

Os pesquisadores têm uma resposta para o ocorrido. Eles indicam que apesar de estar refletindo uma quantidade menor de luz do solar, atualmente, a Terra recebe uma quantidade maior de tal radiação.

"A Terra está recebendo mais calor porque a luz refletida está sendo reduzida, então tem mais luz do sol entrando", explicou o principal autor do estudo e pesquisador do Instituto de Tecnologia de Nova Jersey, Philip Goode.

Confira a pesquisa completa neste link.