Fronteira entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, na aldeia de Panmunjom - Getty Images
Mundo

Em tour, americano cruza fronteira das Coreias e acaba desaparecendo

Autoridades da ONU suspeitam que homem tenha sido detido pelos norte-coreanos

Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 18/07/2023, às 10h27 - Atualizado às 10h36

Nesta terça-feira, 18, um homem norte-americano cuja identidade não foi divulgada oficialmente desapareceu, depois de atravessar a fronteira entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte sem autorização. Na ocasião, ele estava em um tour na aldeia fronteiriça de Panmunjom.

Até o momento, o homem não teve sua identidade divulgada oficialmente, mas o jornal sul-coreano Dong-a Ilbo o identificou como sendo Travis King, um soldado do exército dos Estados Unidos

Acreditamos que ele esteja atualmente sob custódia da Coreia do Norte e estamos trabalhando com nossos colegas do exército norte-coreano para resolver este incidente", alegou à imprensa o batalhão da ONU que atua na região.
O líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o ex-presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, apertando as mãos da região fronteiriça de Panmunjom, em 2018 / Crédito: Getty Images

 

Zona de risco

Localizada dentro da Zona Desmilitarizada (ZDM) da fronteira das Coreias, a aldeia de Panmunjom foi criada no final da Guerra da Coreia (1950 - 1953), sendo um local turístico, sem nenhum civil habitando a região. Ali, o Ministério da Unificação da Coreia do Sul promove diversos tours, com a intenção de reacender a economia das cidades dentro da ZDM, de acordo com o g1.

A Zona Desmilitarizada, no caso, possui aproximadamente 250 km de comprimento, iniciando-se na foz do rio Han, na costa oeste, e estendendo-se até o sul da cidade de Kosŏng, na costa leste, na Coreia do Norte. Atualmente, a visita de turistas na região está suspensa, mas cidadão coreanos podem conhecer o local por 10 mil wons (cerca de R$ 32), em um passeio por sete pontos que se encerra no lado norte-coreano.

Vale lembrar que a assessoria de viagem do Departamento de Estado dos EUA proíbe a entrada de cidadãos norte-americanos na Coreia do Norte, alegando "sério risco contínuo de prisão e detenção de longo prazo de cidadãos americanos".

Mundo Coreia do sul Coreia do norte notícias desaparecimento fronteira americano Coreia Panmunjom

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência