O primeiro ministro Fumio Kishida comendo frutos do mar - Divulgação/vídeo/Youtube/AFP Português
Peixe de Fukushima

Primeiro-ministro japonês surge comendo peixe de Fukushima: 'Muito bom'

Em vídeo, o primeiro-ministro afirma que os alimentos japoneses são seguros, apesar do despejo de água da usina de Fukushima no mar

Giovanna Gomes Publicado em 30/08/2023, às 14h58

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, surgiu em vídeo comendo peixes de Fukushima nesta quarta-feira, 30. O objetivo do político seria promover os produtos locais em resposta às restrições impostas pela China devido ao despejo de águas provenientes da usina nuclear.

O vídeo, compartilhado nas plataformas de mídia social pelo governo japonês, exibe o primeiro-ministro acompanhado de três ministros, todos saboreando uma seleção que inclui linguado, carne de porco, arroz, verduras e frutas originárias de Fukushima.

Saboreando um pedaço de "sashimi", Kishida não hesita em declarar: "Está muito bom", incentivando assim o consumo dos produtos marinhos japoneses, assegurando que são "seguros e deliciosos". As informações são da agência de notícias AFP.

Água da usina

Na semana passada, o Japão deu início ao processo de despejo de água proveniente dos reatores danificados da usina Fukushima-Daiichi nos mares do Pacífico. Ação foi respaldada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e, de acordo com Tóquio, não traz qualquer ameaça ao meio ambiente ou à saúde humana.

No entanto, a decisão vem sendo criticada por membros da indústria pesqueira japonesa, que manifestaram sua apreensão quanto à reputação dos frutos do mar do país.

Japão notícias fukushima Peixe primeiro-ministro comendo Fumio Kishida

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro