Parte do muro encontrado na localidade em Israel - Ehud Galili - Divulgação
Israel

Encontrado Muro Neolítico de 7 mil anos, o mais antigo sistema de defesa marítima do mundo

A estrutura, construída em vilas antigas de Israel, tentou proteger os vilarejos contra o avanço do nível do mar que se tornava maior a cada ano

Caio Tortamano Publicado em 22/12/2019, às 11h00

Arqueólogos descobriram, submerso em Israel, o mais antigo muro de defesa contra o mar já registrado até agora. Chamado de Muro Neolítico, a estrutura tem aproximadamente 7 mil anos e mostra como a população local lidava com as mudanças climáticas — e como falharam, também.

A descoberta foi feita em conjunto entre pesquisadores israelenses e australianos. O local do assentamento está raso e é apenas um entre outras diversas vilas neolíticas pela área.

O sítio arqueológico em questão, conhecido como Tel Hreiz, foi descoberto por volta de 1960, mas só em 2012 uma tempestade revelou novas estruturas que dificilmente seriam encontradas em outros lugares da região.

Acredita-se que o crescimento do nível do mar já era perceptível na Idade da Pedra, especialmente em vilarejos que beiravam mares e oceanos. O crescimento desse nível no Mediterrâneo possibilitou que eles presenciassen eventos climáticos mais extremos.

Como resposta, os vilarejos tentaram construir um grande muro bloqueando o avanço da água, sem muito sucesso. Os pesquisadores encontraram os restos do muro, que acreditam ter quase cem metros de comprimento.

Israel História descoberta arqueologia Mudanças Climáticas muro

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna