Imagem de Georges Lemaître durante entrevista - Reprodução / Vídeo
Teoria do Big Bang

Entrevista de 1964 com pai da teoria do Big Bang é recuperada

Georges Lemaître foi um físico e padre belga, pai da teoria do Big Bang

Redação Publicado em 27/01/2023, às 16h44 - Atualizado às 18h20

Uma gravação de 20 minutos de uma entrevista com Georges Lemaître, um físico belga, pode, agora, ser assistida na íntegra. A entrevista foi realizada em 1964 e traduzida do francês para o inglês por físicos do Berkeley Lab, nos Estados Unidos, e do Observatório do Vaticano.

Acredita-se que esse vídeo é o único de Lemaître em vida. Nele há quase toda a entrevista, já que a pergunta inicial não foi gravada. Ela, provavelmente, foi feita pelo jornalista Jerome Verhaeghe em sua introdução ao vivo no estúdio.  

O vídeo foi encontrado pela rede de transmissão europeia Vlaamse Radio-en Televisieomroeporganisatie (VRT), da Bélgica, em 2022. A entrevista foi originalmente exibida em 14 de fevereiro de 1964, como informado pela revista Galileu.

A entrevista foi realizada em francês e exibida com legendas em flamengo. A tradução para francês — liderada pela pesquisadora Satya Gontcho — e a transcrição em francês, foram pré-publicadas no site arXiv. 

Hipótese do átomo primordial

Na entrevista de 20 minutos, Lemaître — que era físico e também padre —  discute o início do Universo e sua “hipótese do átomo primordial”, a qual foi proposta pelo belga, a primeira vez, em 1931.

Ela se baseia na ideia de que o Universo se expandiu a partir de um único ponto. Essa ideia, mais tarde, evoluiu para a teoria do Big Bang, agora aceita pelos cosmólogos. De acordo com Satya Gontcho, cientista do Departamento de Energia do Berkeley Lab, há poucas gravações das pessoas que criaram a estrutura de cosmologia que se trabalha hoje, falando sobre seu trabalho. 

“De todas as pessoas que criaram a estrutura da cosmologia com a qual estamos trabalhando agora, há muito poucas gravações de como elas falaram sobre seu trabalho”, disse, como informado pela Galileu. “Ouvir as mudanças de frase e como as coisas foram discutidas... É como espiar no tempo.”

Para tornar o vídeo mais acessível, ele fez parceria com dois pesquisadores do Observatório do Vaticano, Jean-Baptiste Kikwaya Eluo e Paul Gabor.

De acordo com a pesquisadora, Lemaître e outros cientistas renomados “nos deram a estrutura matemática que forma a base de nossos esforços atuais para entender nosso Universo”.

Os especialistas querem entender a matéria escura, a qual representa cinco vezes mais do universo do que a matéria comum e a energia escura, que está fazendo com que o universo se expanda cada vez mais rápido. 

Confira o vídeo abaixo!

física gravação Big Bang Georges Lemaître hipótese do átomo primordial

Leia também

Estudante de SP registra foto de galáxia a 14 milhões de anos-luz da Terra


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Quartel da Guerra Revolucionária queimado por britânicos é encontrado nos EUA


Nasa: Quinta lua de Júpiter é capturada na Grande Mancha Vermelha pela primeira vez