Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estrela

Uma das primeiras estrelas do universo tem seus vestígios encontrados por cientistas

A estrela teria explodido cerca de 700 milhões de anos após o Big Bang

Redação Publicado em 30/09/2022, às 20h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de estrela descoberta - Reprodução/Nasa
Imagem de estrela descoberta - Reprodução/Nasa

Resquícios de uma das primeiras estrelas do Universo, que teria explodido cerca de 700 milhões de anos após o Big Bang, podem ter sido encontrados por cientistas. O estudo foi publicado por astrônomos e astrofísicos da Universidade de Tóquio na última quarta-feira, 28.

Segundo o estudo divulgado pela Astrophysical Journal, astrônomos e astrofísicos liderados pelo professor Yuzuru Yoshii usaram dados registrados pelo telescópio Gemini North, localizado no Havaí. 

Os cientistas observaram o objeto ULAS J1342+0928, caracterizado como um quasar, que é um buraco negro supermassivo cercado de gás e poeira. A luz gerada por ele que foi detectada no estudo, foi emitida há cerca de 13,1 bilhões de anos, isto é, 700 milhões após o Big Bang.

A primeira geração de estrelas é chamada de População III, conceito que os astrofísicos tentam há décadas achar vestígios da existência. As estrelas deixam para trás vestígios de sua existência, em uma nuvem brilhante de gás superaquecido, quando explodem em supernovas.

Do que é feito?

Como repercutido pelo Tilt UOL, estima-se que o quasar é milhares de vezes mais brilhante que toda a Via Láctea. Os cientistas usaram um novo método para analisar os dados captados pelo radiotelescópio Gemini North e puderam criar hipóteses sobre do que ele é feito.

Utilizando as características da luz absorvida e emitida, segundo os dados, o quasar contém uma grande quantidade de ferro e pequena de magnésio. Através de simulações de computador, os cientistas puderam concluir que se tratava de uma estrela de primeira geração.