Roberto e Erasmo Carlos - Divulgação/Instagram/@Robertocarlosoficial
Música

Erasmo e Roberto Carlos perdem, novamente, recurso para recuperarem posse de 72 canções

Briga judicial entre músicos e Fermata teve decisão favorável para a editora; entenda imbróglio

Fabio Previdelli Publicado em 22/11/2021, às 14h19 - Atualizado em 24/11/2021, às 14h00

Entre 1964 e 1987, Erasmo e Roberto Carlos assinaram contratos com a editora Fermata. Porém, desde 2019, a dupla tenta, na Justiça, a rescisão dos contratos.

Segundo os artistas ícones da Jovem Guarda, ao firmarem o vínculo, jamais tiveram a intenção de ceder os direitos autorias de parte de suas músicas, sendo que apenas queriam compartilhar o direito de exploração e gestão comercial. 

Das 72 canções que fazem parte do imbróglio, estão clássicos como “Namoradinha de um amigo meu” e “É preciso saber viver”. A defesa de Erasmo e Roberto alega que em nenhum momento eles pretendiam “vender” suas obras, somente “licenciar” parte do repertório “com vistas a potencializar os benefícios econômicos de suas criações”.  

Apesar disso, na época, a primeira instância do processo foi favorável à Fermata. Um recurso foi julgado na última sexta-feira, 19, e, conforme noticiou hoje, 22, o colunista do UOL Rogério Gentile, a decisão foi mantida. A dupla só conseguir recuperar os direitos de “Preciso urgentemente encontrar um amigo”. 

De acordo com o juiz Rodrigo Ramos, o contrato para essa obra era diferente, deixando claro que não houve um acordo para a cessão dos direitos autorais, apenas uma permissão para que a canção fosse explorada comercialmente.  

Entretanto, apesar da Fermata continuar sendo proprietária de 72 músicas de Erasmo e Roberto Carlos, a editora ainda continua tendo a obrigação legal de repassar um percentual dos rendimentos aos artistas. Agora, os músicos ainda poderão recorrer, desta vez ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Erasmo e Roberto se conheceram em meados de 1958, unidos por uma paixão em comum: as músicas de Elvis Presley. Na época, o intérprete de "Alma Gêmea" procurava pela letra da canção "Hound Dog" e, ao não encontrá-la, pediu ajuda para o maior fã do Rei do Rock que ele conhecia. Assim, Erasmo tornou-se seu maior parceiro musical.

Música Justiça Erasmo Carlos Roberto Carlos Jovem Guarda canções editora Fermata

Leia também

Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!


Novo estudo aponta "primeiro animal antigo hospedeiro da lepra"


Pedaço de raro pigmento púrpura é descoberto na Inglaterra


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada