Fotografia mostrando alguns dos artefatos recém-descobertos - Divulgação/ Marek Florek
Arqueologia

Escavação na Polônia revela curiosa coleção de artefatos medievais

Os objetos históricos, que incluem um amuleto enigmático, pertenceriam a importantes cavaleiros da Idade Média

Ingredi Brunato Publicado em 21/03/2023, às 14h40

A escavação do assentamento de Daromin, um sítio arqueológico até então inexplorado localizado na porção sudeste do território da Polônia revelou uma série de curiosos artefatos datados dos séculos 11 e 12, ou seja, da Idade Média. 

A coleção de relíquias do passado inclui uma série de objetos diferentes, como fragmentos de cerâmica, facas, pederneiras (que são usadas para criar faíscas para iniciar uma fogueira), moedas, itens ornamentais de cobre e chumbo, uma maça (arma medieval), crucifixos, equipamento equestre e uma curiosa estátua de bronze representando um cavalo. 

Entre as moedas, aliás, está uma que foi cunhada durante o reinado de Bolesław II, o Ousado, o que ajudou a datar o período do achado. 

Os pertences de cavaleiros 

 Os especialistas acreditam que a maça e a estatueta do animal, em particular, seriam de "natureza elitista", constituindo "símbolos do poder militar" de seus proprietários, segundo repercutido pelo portal The First News. 

Fotografia da estátua de cavalo / Crédito: Divulgação/ Marek Florek 

 

[Daromin] é um sítio arqueológico extremamente intrigante e previamente desconhecido que representa uma rica coleção de artefatos medievais antigos", explicou Marek Florek, líder da exploração arqueológica, em entrevista à Agência de Imprensa Polonesa. 

A escavação ainda trouxe à superfície um amuleto de chumbo que confundiu os especialistas. O objeto histórico parece representar duas figuras, uma é humana, e a outra é difícil de discernir. 

Fotografia do amuleto misterioso / Crédito: Divulgação/ Marek Florek 

 

Não existe nada semelhante entre os artefatos antigos ou medievais encontrados em território polonês", acrescentou Florek. 

As relíquias retiradas do sítio arqueológico estão previstas para serem enviadas para integrarem o catálogo do Museu do Castelo Real de Sandomierz após serem estudadas pela equipe de pesquisadores. 

descoberta notícias arqueologia Polônia artefatos tesouro Prata chumbo Cobre

Leia também

Bebê Rena: "verdadeira Martha" diz que vai processar 'todos aqueles que mentiram'


Porta-voz dos EUA diz compreender quem celebra morte do presidente do Irã


Mulher presa por perseguir médico ligou 500 vezes em um único dia para a vítima


Após viral, livro de Machado de Assis dispara na lista de mais vendidos da Amazon


Homem pinta o cabelo com as cores da Ucrânia e acaba multado na Rússia


Escritora atacada por pitbulls compartilha recuperação: 'Muitas dores no braço fantasma'