Ovo fossilizado dentro de outro ovo descoberto na Índia - Divulgação/Guntupalli V. R. Prasad et. al
Paleontologia

Escavações revelam 1º ovo fossilizado de dinossauro dentro de outro ovo

Descoberta feita na Índia revela detalhes sobre reprodução dos titanossauros no Cretáceo Superior

Redação Publicado em 23/06/2022, às 13h53

Cientistas indianos descobriram o primeiro exemplo de um ovo fossilizado de dinossauro dentro de outro ovo em meio a escavações realizadas no distrito de Dhar, na região central do país.

No artigo que descreve a amostra, publicado no dia 7 na revista científica Scientific Reports, a equipe relatou que o responsável por depositar o ovo no local, durante o período Cretáceo Superior, foi um titanossauro.

O projeto, realizado por pesquisadores da Universidade de Delhi e da Escola Secundária Superior de Dhar, ambas na Índia, ocorria na Formação Lameta, no Parque Nacional de Fósseis de Dinossauro Bagh, onde foram encontrados 52 ninhos de Titanosaurus na região próxima à vila de Padlya.

Entre as descobertas, estava um ninho contendo 10 ovos, que incluía o ovo dentro de um outro ovo. A amostra continha duas camadas de casca, e uma delas teve que ser retirada pelo time de especialistas para que sua microestrutura pudesse ser investigada em laboratório.

A pesquisa também foi responsável por registrar o ovo a partir de imagens transversais minuciosas, que revelaram detalhes importantes para sua análise. Segundo a revista Galileu, o local onde os ovos foram encontrados foi datado de entre 66 milhões e 100 milhões de anos atrás.

Descobertas do estudo

Detalhes do ovo de dinossauro descoberto na Índia / Crédito: Divulgação/Guntupalli V. R. Prasad et. al

 

A partir das imagens obtidas do ovo e da análise da microestrutura de sua casca, os cientistas chegaram à conclusão de que a reprodução dos titanossauros era mais parecida com a das aves modernas do que com a dos répteis, porque a camada da casca era semelhante à de ovos encontrados dentro de ovos dos pássaros modernos.

A principal hipótese é de que os dinossauros em questão podem ter evoluído para depositarem ovos em sequência, visto que todos os ovos dos ninhos encontrados no local eram do mesmo titanossauro.

O portal Phys explicou que o “ovo dentro do ovo” ocorre quando um deles acaba sendo incorporado em outro ainda em formação, ao ser empurrado de volta para o sistema reprodutivo da ave, algo que não ocorre geralmente em répteis modernos.

Para os pesquisadores, a descoberta mostra como esse fenômeno não é exclusivo para aves, acontecendo no passado com dinossauros. Eles consideraram, ainda, como “a primeira desse tipo em dinossauros e demonstra sua presença também em répteis, especificamente em dinossauros.”

História Índia fóssil notícia Paleontologia dinossauro ovo

Leia também

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada