Senador republicano Tom Cotton - Wikimedia Commons
Estados Unidos

"Escravidão foi um mal necessário", afirma senador americano

Sob um discurso de apoio a história tradicional nas escolas americanas, o republicano Tom Cotton apresentou projeto de lei que proíbe a reinterpretação da história dos EUA

Caio Tortamano Publicado em 27/07/2020, às 17h30

O senador republicano, Tom Cotton, afirmou que a escravidão foi um mal necessário para a construção dos Estados Unidos. Colton já tinha recebido diversas críticas depois de apresentar um projeto de lei que impedia que fundos federais fossem utilizados para reinterpretar a história dos Estados Unidos em escolas.

Isso se deu depois do jornal The New York Times ter oferecido um currículo escolar que contemplasse mais a questão da escravidão de africanos do que o atual foco no caminho da independência dos Estados Unidos. O jornal defende que o ano de 1619 seja considerado, de fato, a origem do país por conta da chegada dos primeiros escravos africanos — por isso a iniciativa é conhecida como projeto 1619.

De acordo com informações do Portal UOL, Colton afirmou: "Como dizem nossos heróis, a escravidão era um mal necessário sobre o qual a união foi construída, mas a união foi construída de tal maneira, como disse o presidente Abraham Lincoln, que colocou a escravidão no caminho de sua extinção final".

A discussão surge em torno de uma crescente onda no país de reconhecer questões históricas em torno do racismo, influenciadas por conta do movimento Black Lives Matter. Caso a lei do senador republicano seja aprovada no Congresso e por Donald Trump, os distritos escolares que adotarem o Projeto 1619 deverão enfrentar cortes financeiros na educação.

Estados Unidos escravidão racismo Donald Trump senador Tom Cotton

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada