Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay
Coronavírus

Escritor analisa as drásticas consequências geradas pela crise da Covid-19 no Brasil em obra

“A assunção do imperativo da bolsa no lugar do imperativo da vida, por alguns governantes, implicou em um ato perverso e cruel", revela o psicanalista Joel Birman na obra O trauma na pandemia do Coronavírus

Victória Gearini Publicado em 27/01/2021, às 16h46

A partir da perspectiva brasileira, a obra O trauma na pandemia do Coronavírus, do psicanalista Joel Birman reflete os impactos da crise gerada pela Covid-19. Recém-lançado pela Editora Civilização Brasileira, o livro aborda, ainda, as dimensões políticas, econômicas, sociais, ecológicas, culturais, científicas e éticas no atual cenário global.

Por meio de uma pesquisa minuciosa, o autor descreve as diferentes consequências psíquicas causadas pelo trauma da crise humanitária que atualmente assola o mundo. Conforme aponta o especialista em sua obra, esta catástrofe de escala global está intimamente relacionada a questões subjetivas e nacionais de cada nação.

O trauma na pandemia do Coronavírus, de Joel Birman (2020) / Crédito: Divulgação / Editora Civilização Brasileira

Joel fez um ensaio com uma síntese factual da pandemia no Brasil e traz um precioso estudo psicanalítico sobre a repercussão em termos da dimensão catástrofe/trauma. Decerto, irá servir sobretudo para proporcionar sentidos capazes de viabilizar formas consistentes para decifrar as razões de sofrimentos subjetivos provocados pelos enigmas cotidianos de cada dia”, disse Luís David Castiel, professor e pesquisador do Departamento de Epidemiologia da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz.

Embora o escritor mostra como a pandemia do coronavírus foi capaz de afetar a sociedade como um todo, ele enfatiza em específico o cenário político e social que a população brasileira está inserida atualmente.

“A assunção do imperativo da bolsa no lugar do imperativo da vida, por alguns governantes, implicou em um ato perverso e cruel. De acordo com seus cálculos políticos e eleitorais, preferiram sacrificar milhares de vidas e empilhar os cadáveres dos seus cidadãos a se importar com o que é de fato digno de valor: a vida de cada um, em sua singularidade inigualável e incomparável", trecho retirado de O trauma na pandemia do Coronavírus (2020).

Disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum, em suma, esta obra trata-se uma análise fundamental para quem deseja compreender o atual cenário que a sociedade brasileira está inserida.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Joel Birman disponíveis na Amazon:

O trauma na pandemia do Coronavírus, de Joel Birman (2020) - https://amzn.to/2YhjPaK

Mal-estar na atualidade, de Joel Birman (2019) - https://amzn.to/39lB9le

As pulsões e seus destinos, de Joel Birman (2009) - https://amzn.to/3r1CbJd

O sujeito na contemporaneidade, de Joel Birman (2020) - https://amzn.to/3sVAPBk

Guerra, Catástrofe e Risco, de Joel Birman (2018) - https://amzn.to/3qTsj47

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Brasil pandemia Amazon coronavírus COVID19 Editora Civilização Brasileira Joel Birman Luís David Castiel O trauma na pandemia do Coronavírus

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!