Cabeça de cavalo que voltou para a China - Divulgação/Serviço de Notícias da China
China

Escultura de bronze saqueada há mais de 100 anos é devolvida à China

A cabeça de cavalo era uma das 12 estátuas do zodíaco chinês, levada por tropas estrangeiras durante a Segunda Guerra do Ópio

Alana Sousa Publicado em 02/12/2020, às 11h00

Uma das 12 esculturas saqueadas pelas tropas francesas e britânicas durante a Segunda Guerra do Ópio (1856 – 1860), foi repatriada para a China, em seu local de origem, no Antigo Palácio de Verão, construído em 1700. A informação foi divulgada pela BBC.

A valiosa obra de bronze é de uma cabeça de cavalo, parte de um conjunto de bustos de animais representando o zodíaco chinês, saqueada há 160 anos de Pequim. Esta é a sétima estátua encontrada desde o roubo no século passado; ainda faltam cinco peças para serem localizadas, e as autoridades estão trabalhando arduamente para que isso aconteça o mais rápido possível.

A escultura de bronze / Crédito: Divulgação/Serviço de Notícias da China

 

He Yan, da Sociedade de Planejamento Urbano de Pequim disse em entrevista à agência de notícias do governo, Xinhua que “há um consenso internacional sobre a devolução das relíquias culturais perdidas às suas casas originais, e os esforços da China para trazê-las para casa nos últimos anos aumentaram esse consenso”.

O roubo dos estimados artefatos ainda é um assunto delicado no país asiático. No último ano, as autoridades chinesas reformaram o palácio, visando transformá-lo em uma espécie de museu, expondo objetos importantes para a nação.

A cabeça de cavalo

A escultura foi comprada em um leilão da Sotheby's em Hong Kong, no ano de 2017, por Stanley Ho, um multimilionário de Macau. O homem pagou uma impressionante quantia de 8,9 milhões de dólares (algo em torno de 46 milhões de reais).

Entretanto, já com a saúde bastante debilitada, em 2019 doou a cabeça de cavalo para o governo chinês. Ele morreu em maio deste ano, em Hong Kong, aos 98 anos.

História China arqueologia museu escultura animal

Leia também

Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Padre rouba mais de 200 mil reais da igreja para gastar em jogos de celular


Casal escreve declaração de amor em placa turística e acaba preso em Goiânia


11 de setembro: Cenas inéditas do atentado podem aparecer no novo filme de Coppola


Imagem mais nítida de nebulosa Cabeça de Cavalo é registrada por James Webb