Presidente americano, Joe Biden - Getty Images
Ucrânia

Estados Unidos pede ajuda para construir defesa antiaérea ‘em mosaico’ para a Ucrânia

A ideia original é defender os objetivos estratégicos da Ucrânia dos ataques russos

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/10/2022, às 17h09

Os Estados Unidos estão pressionando os países aliados para que uma rede de defesa aérea “em mosaico” seja construída rapidamente para a Ucrânia, utilizando equipamentos que sejam compatíveis com a OTAN, variando entre ultramodernos e mais antigos.

A ideia é proteger os objetivos estratégicos ucranianos dos ataques russos. Após o ataque de mísseis por parte da Rússia contra a Ucrânia, esta semana, o esforço ganhou maior urgência. O ataque danificou instalações de energia no país todo e deixou ao menos 20 mortos.

Porém, para o “escudo antiaéreo”, que foi solicitado por Volodimir Zelensky, o presidente ucraniano, ser estabelecido, é necessário a criação daquilo que os militares chamam de defesa terra-ar de múltiplas camadas.

São sistemas de curto alcance e baixa altitude; depois, sistemas de médio alcance e de média altitude; e, finalmente, sistemas de longo alcance e de alta altitude", afirmou o chefe do Estado-Maior americano, general Mark Milley, em conversa com jornalistas na quarta-feira.

Respostas dos países

Os Estados Unidos prometeram enviar o sistema de defesa antiaérea NASAMS, e os dois primeiros chegam brevemente na Ucrânia. Já a Alemanha entregou ao país o primeiro sistema de defesa Iris-T de última geração, mas os outros 3 prometidos só chegarão ano que vem, segundo a AFP, via Uol.

Como uma forma de acelerar o processo, os Estados Unidos pediram aos países aliados que forneçam o equipamento antiaéreo disponível, qualquer um que seja, contanto que atenda os padrões da Otan.

A Espanha, a Grã-Bretanha e a França responderam positivamente, durante essa semana, e afirmaram que enviaram seus sistemas de defesa.

Estados Unidos guerra Ucrânia Aliados mosaico proteção

Leia também

Relembre as cartas da Segunda Guerra encontradas em hotel


Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023