Escadaria encontrada durante escavação no Peru - Projeto Arqueológico Sechin
Peru

Estrutura de pirâmide de 5.000 anos, que pode ter sido usada para sacrifícios humanos, é encontrada no Peru

A descoberta evidencia que o povo local pode ter construído alguns dos primeiros edifícios monumentais nas Américas

Fabio Previdelli Publicado em 28/11/2019, às 11h23

Pesquisadores descobriram uma misteriosa estrutura de pirâmide em um enorme complexo arqueológico no Peru. O incrível achado foi feito pelo Projeto Arqueológico Sechin, na província de Casma, na região norte de Ancash.

O sítio remete há uma história de mais de 5.000 anos. Acredita-se que a região tenha sido o centro de uma enigmática sociedade pré-histórica conhecida como a cultura Sechin. Os especialistas pensam que o local pode ter sido usado para fins cerimoniais ou até mesmo para ritos de sacrifícios humanos. A arqueóloga Monica Suares, coordenadora do Projeto, declarou que, no entanto, será necessário “fazer uma análise mais aprofundada”.

Antes do achado, pouco se sabia sobre a antiga civilização, mas a descoberta evidenciou que eles foram os responsáveis por construírem alguns dos primeiros edifícios monumentais nas Américas. Muitos pesquisadores acreditam que eles possam ser a primeira civilização conhecida nos Andes.

Desenhos esculpidos na estrutura da pirâmide / Crédito: Projeto Arqueológico Sechin

 

A construção foi identificada quando os arqueólogos estavam escavando o local e localizaram uma estrutura há cerca de 5,5 metros abaixo o solo. Lá, foi encontrado uma escadaria feita de laje e pedras — semelhantes a uma pirâmide de degraus. Estima-se que pirâmide tinha em torno de 3 metros de altura e 4,5 metros de largura.

Outras descobertas

Além da construção, os arqueólogos também encontraram dois crânios humanos que, depois de um estudo preliminar, descobriram pertencer a um adulto e a uma criança pequena. Já ao lado da estrutura, eles acharam um esqueleto humano que parece ter sido desmembrado, o que faz com que as teorias sobre as práticas cerimoniais e sacrifícios humanos ganhem força.

Caption

 

Agora, os pesquisadores continuarão a explorar a base da pirâmide. Já os restos encontrados nas proximidades serão estudados de forma mais minuciosa. Os especialistas esperam que a construção possa fornecer mais informação sobre o complexo de Sechin e, mais importante, que possa ajudá-los a entenderem melhor os costumes das pessoas que moravam há 5.000 anos no local.

arqueologia Peru construção Casamento ritual sacrifício estrutura pirâmide Sechin

Leia também

Mona Lisa deverá ter espaço 'exclusivo' no Louvre, em Paris


Aranhas em Marte: Entenda o fenômeno registrado no Planeta Vermelho


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá