Fotografia meramente ilustrativa de borboleta pousada em flor - Divulgação/ Freepik/ rawpixel.com
Poluição

Estudo descobre que poluição do ar está mudando o aroma das flores

Essa mudança, infelizmente, vem causando uma reação em cadeia que afeta negativamente todo o ecossistema em torno dessas flores

Redação Publicado em 12/02/2024, às 08h46

Uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Washington, dos Estados Unidos, concluiu que o cheiro das flores vem passando por alterações como resultado da poluição atmosférica. 

Conforme concluído pelo artigo científico, que foi publicado recentemente na revista Science, essas mudanças são provocadas pela presença de combustíveis fósseis no ar, e vem impactando negativamente o ecossistema que existe em torno dessas plantas. 

Isso, pois os animais polinizadores (como pássaros e insetos) estão sendo afetados pelo aroma diferente: por vezes, eles não conseguem encontrar as flores para pousar nelas; especialmente à noite, quando não existe luz para ajudar. 

A poluição da atividade humana está alterando a composição química de sinais críticos de cheiro, e alterando-a a tal ponto que os polinizadores não conseguem mais reconhecê-la e responder a ela", explicou Jeff Riffell, um dos pesquisadores envolvidos no estudo. 

Mais detalhes 

Para entender qual o nível da alteração, os especialistas fizeram um experimento com mariposas, que são consideradas um inseto de olfato poderoso. E, durante a noite, mesmo elas tiveram uma dificuldade considerável para encontrar flores em um ambiente urbano, segundo repercutido pelo New York Post. 


+ Para saber mais sobre o estudo, confira este link. 

ciência Mundo notícias flores poluição atmosférica polinizadores

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental