Imagem da tartaruga Mary River - Divulgação
Paleontologia

Estudo revela preocupação sobre atividade humana em espécies de animais ameaçados de extinção

Segundo pesquisadores, a ação humana pode prejudicar bilhões de anos de história evolutiva

Penélope Coelho Publicado em 27/05/2020, às 14h00

Um estudo publicado pela revista científica Nature Communications, no início desta semana, revelou a preocupação de pesquisadores após analisaram diversas espécies ameaçadas de extinção.

Os cientistas estudaram diferentes áreas onde se estabeleceram os mais ameaçados anfíbios, mamíferos, pássaros e répteis. A pesquisa demonstrou um resultado alarmante sobre criaturas notáveis que carregam em seu DNA a história evolutiva do mundo. Como por exemplo, a tartaruga Mary River, o lêmure Aie-aie e o jacaré-da- China. 

O que chamou a atenção dos pesquisadores ao analisarem as áreas que possuem grande quantidade de história evolutiva, como o Caribe, sudeste da Ásia e uma parte da índia, foram as ações humanas devastadoras causadas nessas regiões.

Principalmente quando o assunto é a alta exploração agrícola e o consumo de carne exacerbado. Já que muitas dessas espécies são mortas para serem usadas como alimento.

Seria o fim? 

Como resposta a essas ações do ser humano, as espécies citadas a cima — que carregam com elas a história da evolução animal — estão fortemente ameaçadas e podem deixar de existir.

Em entrevista dada para a CNN, o principal autor do estudo, Rikki Gumbs, alertou que a perda desses animais, também será uma perda para a história da humanidade: "Cerca de 50 bilhões de anos da história evolutiva estão ameaçados", afirmou.

Porém, nem tudo está perdido, os cientistas ainda têm esperanças de reverteram a situação: "Não é tarde demais [...] podemos influenciar ações de conservação para protegê-las”, finalizou Gumbs.

extinção evolução animais humanos

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada