A porta-voz da Casa Branca Jen Psaki - Getty Images
Rússia

EUA afirmam que Rússia pode atacar Ucrânia com armas químicas

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, é possível que o governo russo promova uma operação de bandeira falsa para utilizá-las

Redação Publicado em 10/03/2022, às 07h19

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, fez um alerta na última quarta-feira, 9, para a possibilidade de a Rússia utilizar armas químicas ou biológicas durante os ataques à Ucrânia.

A declaração surge logo após a porta-voz russa Maria Zakharova ter acusado os americanos de terem laboratórios de armas biológicas em território ucraniano.

"Agora que a Rússia fez essas falsas alegações, e a China aparentemente endossou essa propaganda todos nós devemos estar atentos para que a Rússia possivelmente use armas químicas ou biológicas na Ucrânia, ou crie uma operação de bandeira falsa usando-as. É um padrão claro", escreveu Psaki em publicação no Twitter. 

Segundo informações do portal de notícias UOL, no dia anterior, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, exigiu que os EUA forneçam explicações sobre os supostos laboratórios e pesquisas para a produção de armas químicas com doenças fatais. 

"É a Rússia que tem um histórico longo e bem documentado de uso de armas químicas, inclusive em tentativas de assassinato e envenenamento de inimigos políticos de Putin, como Alexey Navalny. É a Rússia que continua a apoiar o regime de Assad [Bashar Al-Assad, atual presidente da Síria], que tem usado repetidamente armas químicas", alegou Psaki.

guerra Rússia EUA armas Ucrânia Putin russos biológicas laboratórios

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!