Fazenda produtora de leite nos Estados Unidos - Getty Images
Gripe aviária

EUA: Confirmado caso de gripe aviária em humano no Texas

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o paciente teve contato com o leite de vacas infectadas

Redação Publicado em 01/04/2024, às 19h26

Nesta segunda-feira, 1°, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos alertou que uma pessoa no Texas está com gripe aviária após ter contato com o leite de vacas infectadas com o vírus influenza H5N1. O anúncio foi feito em esfera nacional e estadual. 

Conforme repercutido pelo G1, via Washington Post, o paciente está recebendo tratamento para a condição que, até agora, causou apenas inflamação nos olhos. Ainda segundo o jornal americano, ele foi testado na semana passada e recebeu o diagnóstico da infecção no final de semana.

Alertas

Este é o segundo caso de infecção por H5N1, cepa da gripe aviária, nos Estados Unidos nas últimas semanas. Autoridades de saúde estaduais e nacionais identificaram vacas infectadas com o vírus em fazendas produtoras de leite de cinco estados: Texas, Kansas, Idaho, Michigan e Novo México.

O CDC do Texas relatou que o paciente que testou positivo teve contato direto com uma vaca infectada. Embora essa infecção não altere a avaliação de risco para a saúde pública dos EUA, considerada baixa, o CDC enfatizou que pessoas expostas a aves ou animais infectados, ou a ambientes contaminados por eles, correm maior risco de infecção.

Estados Unidos Texas sintomas infecção paciente gripe aviária leite infectado

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência