Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Gripe aviária

Mais de 500 mamíferos marinhos morrem de gripe aviária no sul do Brasil

Centenas de focas e leões-marinhos foram encontrados mortos no litoral do sul do país

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 27/10/2023, às 11h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de gkgegk por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de gkgegk por Pixabay

Na última quarta-feira, 25, autoridades brasileiras divulgaram que pelo menos 522 focas e leões-marinhos foram encontrados mortos ao longo do litoral do sul do Brasil devido à gripe aviária.

A Influenza Aviária, informa o Ministério da Saúde, é uma doença infecciosa que pode afetar aves e mamíferos, incluindo seres humanos. As autoridades explicam que, quando aves são infectadas, podem espalhar o vírus por meio da saliva, secreções mucosas e fezes.

Os vírus da influenza tipo A são conhecidos por sua alta capacidade de mutação e, assim, adaptam-se a novos hospedeiros, conforme indicado pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa). As informações são do portal Galileu.

Casos em aves

Embora tenha sido detectada pela primeira vez em aves silvestres em 15 de maio de 2023 no Brasil, isso não impactou o status do país como livre de gripe aviária para fins comerciais.

Apesar de ser o maior exportador de carne de frango do mundo, fornecendo cerca de 35% das aves no mercado internacional, o Brasil não relatou nenhum caso de gripe aviária em aves criadas comercialmente ou em operações de produção de aves.

O primeiro registro da doença em mamíferos marinhos no Brasil ocorreu em 4 de outubro em um leão-marinho-da-patagônia, também conhecido como leão-marinho-do-sul. O animal foi encontrado na praia do Cassino, no município de Rio Grande, litoral do Rio Grande do Sul.

O Mapa observa que casos de gripe aviária em mamíferos da mesma espécie também foram relatados no Peru, Chile, Argentina e Uruguai.