Imagem ilustrativa de pessoa usando o celular - Reprodução/Pixabay/Pexels
EUA

EUA: ONG católica gasta milhões para rastrear padres que usam apps de namoro gay

ONG utilizou plataformas que disponibilizam os dados dos perfis para investigar os clérigos

Redação Publicado em 17/03/2023, às 13h17 - Atualizado às 14h19

Nesta sexta-feira, 17, uma investigação da polícia americana revelou que uma ONG de católicos conservadores do Colorado, EUA, gastou aproximadamente R$ 22 milhões para comprar dados de usuários da internet, com o intuito de rastrear nomes de padres que estivessem cadastrados em aplicativos de encontros voltados para o público gay. O documento foi divulgado pelo Washington Post.

Segundo informações do jornal O Gobo, os aplicativos Scruff, Growlr e Jack’d não compartilham os dados com terceiros. No entanto, existem diversas plataformas que disponibilizam os traços dos perfis. Além disso, a prática não é englobada em nenhuma lei de privacidade americana

Em artigo publicado em um site de opinião, Jayd Henricks, um dos principais nomes da organização religiosa, afirmou:

Não se trata de padres e seminaristas heterossexuais ou gays. Trata-se de um comportamento que prejudica todos os envolvidos, em algum nível e de alguma forma, e é um testemunho contra o ministério da Igreja".

Outros detalhes 

Conforme relatórios oficiais publicados pela imprensa americana, a ONG utilizou outros recursos, como o cruzamento de dados de localização de igrejas e seminários para identificar os clérigos que supostamente estavam ativos nos aplicativos. A respeito da privacidade das redes, Justin Sherman, professor da Duke University, declarou:

O poder dessa história [da ONG] é que muitas vezes você não vê onde essas práticas [de rastreamento de dados] estão ligadas a uma pessoa ou grupo de pessoas específico. Aqui, você pode ver claramente esse link. O número de leis de privacidade de dados no país podem ser contadas em uma ou duas mãos".
EUA Igreja padres gay Colorado dados privacidade ONG aplicativos de encontros

Leia também

Bebê Rena: Martha da vida real também perseguiu político com e-mails


Vídeo publicado por Trump menciona 'Reich unificado' caso seja reeleito


Entenda regra que impede Olivia Colman de concorrer ao Emmy por The Crown


Preso por espionagem, cientista russo é condenado a 14 anos de prisão


Vestes de São Pedro e São João serão exibidas pelo Vaticano


São Paulo recebe exposição de 'O Pequeno Príncipe' com cenários inspirados no livro