Imagem de imigrantes em 2018 - Getty Images
Estados Unidos

EUA: Rígida política de imigração adotada por Trump deverá entrar em vigor novamente

A Suprema Corte do país rejeitou o pedido de Joe Biden

Penélope Coelho Publicado em 25/08/2021, às 10h09

De acordo com informações publicadas na última terça-feira, 24, pelo jornal Folha de São Paulo, a Suprema Corte dos EUA determinou que uma rígida política imigratória adotada durante o mandato do ex-presidente, Donald Trump volte a funcionar no país.

Segundo revelado na reportagem, a recente determinação representa uma derrota para o atual presidente Joe Biden. A medida em questão é chamada popularmente de MPP, Permaneça no México.

Com essa regra, imigrantes que chegassem aos Estados Unidos por terra e sem documentos eram mandados de volta para o outro lado da fronteira e deveriam aguardar o processo para aprovação no México.

Desde que assumiu o poder, em janeiro deste ano, Biden realizou esforços para converter a medida. Contudo, o tribunal rejeitou o pedido do democrata referente à retirada de um apelo que exigia que o país retomasse a política de Trump

De acordo com a reportagem, a Corte era composta em sua maioria por conservadores. Segundo revelado na publicação, durante o governo do republicano, a MPP afetou cerca de 65 mil pessoas, que não puderam voltar para seus países e nem entrar nos EUA.


Sobre Joe Biden 

No dia 7 de novembro, a projeção da agência Associated Press confirmou que o candidato democrata Joe Biden conseguiu atingir 274 delegados — 4 a mais do que o necessário —, sendo eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. O presidenciável disputava a vaga contra o republicano Donald Trump, que buscava a reeleição. 

O anúncio da vitória ocorreu após o término da apuração no estado da Pensilvânia. Biden também venceu na contagem de votos totais, com mais de 4 milhões de votos. Veículos como a CNN, The New York Times e NBC apontaram a vitória do democrata.

Joe Biden não apenas será responsável por tirar o título do ex-apresentador de ‘O Aprendiz’, como também baterá um recorde do antecessor: Será o mais velho a assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos. Trump já havia declarado vitória no dia 4 de novembro, antes mesmo do encerramento da apuração.

Formado em história, ciência política e direito, Biden atuou por algum tempo como advogado antes ir para a área da política. Ele foi um senador bem-sucedido, certa vez tendo até seis mandatos consecutivos. 

As duas últimas vezes que tentou concorrer à presidência, não teve sucesso. Foi nessa segunda tentativa, inclusive, que ele se aproximou de Barack Obama, e os dois políticos acabaram formando a chapa que venceu as eleições de 2008 nos Estados Unidos. Biden foi o vice de Obama durante seus dois mandatos. 

Estados Unidos Donald Trump notícias imigrantes Joe Biden

Leia também

Greta Thunberg recebe multa por bloquear acesso ao Parlamento sueco


Senado analisa projeto de lei que criminaliza apologia à tortura e à ditadura


Os Relatos emocionantes de quem sofre com a enchente no RS


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima