Fotografia de Manuel Rocha em entrevista - Divulgação/ Youtube/ Today
Espionagem

Ex-diplomata dos Estados Unidos anuncia que irá confessar ser espião para Cuba

O homem, que trabalhou como diplomata junto ao governo norte-americano por décadas, é acusado de ter espionado os EUA para Cuba

Ingredi Brunato Publicado em 01/03/2024, às 07h54

Manuel Rocha, de 73 anos, um homem que trabalhou como diplomata por décadas para o governo dos Estados Unidos, recebeu acusações federais de ter atuado como espião para Cuba. 

O caso, vale mencionar, é um dos mais relevantes na história de traições por parte de oficiais do serviço estrangeiro estadunidense. Rocha, por sua vez, revelou que pretende assumir a culpa pela espionagem. 

Conforme repercutido pelo The Guardian, o ex-diplomata irá realizar a admissão em troca de uma sentença reduzida, o que foi determinado através de um acordo entre seus advogados e os promotores de Justiça dos EUA. Dessa forma, não foi necessário realizar um julgamento, levando a uma resolução muito mais rápida do caso. 

Mistério 

Um detalhe relevante da história é que, até então, não foi revelado ao público o que exatamente Manuel Rocha fez para auxiliar o governo cubano durante esses seus anos de espionagem. Apenas se sabe que ele teria frequentado reuniões secretas com agentes de Cuba e também fornecido informações falsas para o Estado norte-americano. 

Ele foi preso após fazer confissões a um agente secreto do FBI que se passava por um oficial cubano. Na conversa incriminadora, o ex-diplomata idoso fez comentários elogiosos em relação a Fidel Castro e chamou os Estados Unidos de "o inimigo". 

Estados Unidos Cuba notícias Espionagem

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência