Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espionagem

Índia libera suposto pombo espião capturado com uma mensagem codificada

Após 8 meses engaiolada, a ave foi liberta novamente; autoridades indianas acreditavam que o pombo foi empregado em um esquema de espionagem

Redação Publicado em 02/02/2024, às 08h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay

Nesta sexta-feira, 2, as autoridades da Índia libertaram um pombo que havia sido capturado sob suspeita de ser usado em um esquema de espionagem orquestrado pelos chineses

Conforme repercutiu o The Guardian, a ave foi presa oito meses atrás, quando a encontraram em Mumbai levando nos pés uma aparente mensagem codificada em mandarim. 

Explicação 

Os órgãos competentes indianos descobriram, porém, que o pombo era, na verdade, um pássaro de corrida de Taiwan que escapou de seu dono e acabou voando até o território indiano. 

Vale apontar que essa não é a primeira ocasião em que o governo da Índia prende um suposto pombo espião: a situação já se repetiu em 2020 e 2016, por exemplo.

Em 2020, também foi posteriormente confirmado que o pássaro não era parte de nenhum esquema clandestino. O pombo em questão era o animal de estimação de um pescador do Paquistão que acabara fugindo e sido pego sobrevoando a fronteira entre os dois países.

Já a ocorrência de 2016 é mais enigmática, com uma ave tendo sido descoberta carregando uma aparente mensagem de ameaça à vida de Narendra Modi, um ex-primeiro-ministro indiano.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!