Fotografia de Mark Zuckerberg em 2018 - Wikimedia Commons
Mundo

Facebook se defende das críticas do documentário "O Dilema das Redes", da Netflix

Na última sexta, a rede social publicou uma resposta oficial em que lista seus esforços para melhorar a plataforma

Ingredi Brunato Publicado em 05/10/2020, às 13h48 - Atualizado às 13h48

Na última sexta-feira, 2, o Facebook publicou um comunicado oficial respondendo às críticas expostas pelo documentário “O Dilema das Redes”, uma produção da Netflix que aborda questões polêmicas a respeito das redes sociais. Um dos principais pontos apontados é o efeito viciante de algoritmos que são planejados para manter a atenção do usuário, além da facilidade de circulação de notícias falsas nessas plataformas. 

O documentário gerou muita discussão na internet a respeito das problemáticas levantadas durante o mês de setembro, principalmente por contar com entrevistas de ex-funcionários de diversas redes sociais, como o próprio Facebook, o Instagram, Twitter, Pinterest e outros. 

Em sua resposta oficial, o Facebook admite que cometeu erros em 2016 (durante as eleições nos Estados Unidos, quando as notícias falsas tiveram o primeiro aumento exponencial), contudo também diz que a obra da Netflix ignora as medidas que a rede já tomou para melhorar os problemas expostos. 

“O Facebook usa algoritmos para melhorar a experiência das pessoas usando nossa plataforma - como qualquer aplicativo de encontros, Amazon, Uber e incontáveis ​​outros aplicativos dirigidos ao consumidor final, com que as pessoas interagem todos os dias. Isso inclui a Netflix”, publicou a rede social. 

A plataforma também se defendeu dizendo que em 2018, por exemplo, foi realizada uma mudança no feed de notícias da rede, dando prioridade à interações sociais em detrimento de publicações virais, com o objetivo de combater o vício digital gerado. O resultado foi uma queda diária de 50 milhões de horas de presença na rede por parte dos usuários. 

Outros argumentos também são trazidos, como a presença de 70 parceiros que tem como meta a detecção de notícias falsas, novas garantias para o uso de dados dos usuários e aumento na eficiência da remoção de publicações trazendo discurso de ódio.

notícias Fake News netflix Facebook Discurso de Ódio algoritmo vício digital notícias falsas Dilema das Redes

Leia também

Brasileira nos EUA viraliza ao mostrar itens que são jogados fora pelos americanos


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Após 2.300 anos, banheiro de Alexandre, o Grande, é descoberto na Grécia


Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil