O músico Erasmo Carlos - Getty Images
Erasmo Carlos

'Farrapo humano': Relembre o que Erasmo Carlos já falou sobre seu alcoolismo

O Tremendão, que morreu nesta terça-feira, teve problemas com álcool em vida

Redação Publicado em 22/11/2022, às 14h01

O cantor e compositor Erasmo Carlos, que fez parte da lendária Jovem Guarda e morreu nesta terça-feira, 22, aos 81 anos, teve problemas com o alcoolismo durante a vida, conforme revelado por ele em uma entrevista de 2015 à revista Quem. 

Na ocasião, o artista disse que a bebida foi "um entrave" em sua trajetória, e foi apenas através de eventos como o nascimento de seus netos que ele ganhou a força necessária para largar o vício. 

Às 9h da manhã eu já estava bebendo vodca, uísque, cachaça, qualquer coisa. A dependência é terrível, você se anula como ser humano, vira o chavão do farrapo humano, perde o respeito por si mesmo e ainda mais pelos outros. Há ainda consequências: pânicos, delírios. O alcoolismo é uma doença", explicou Erasmo ao veículo. 

"Foi a consciência [que me fez parar], a minha família, ver meus netos nascendo. A vida foi me mostrando que ela é bonita, sempre nasce e renasce. Não foi um estalo, mas uma evolução", refletiu ainda. 

A morte 

Erasmo Carlos, veio a óbito apenas alguns dias após o Brasil perder outra lenda da música brasileira, Gal Costa. Parceiro de Roberto Carlos em sua juventude, o Tremendão deixou inúmeras contribuições para o rock nacional. 

Ele estava internado no Hospital D'Or, do Rio de Janeiro, previamente ao seu falecimento. A causa de morte, todavia, não foi divulgada. 

Brasil morte doença cantor vício Erasmo Carlos Jovem Guarda alcoolismo tremendão

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro