Imagem meramente ilustrativa de loja Blockbuster - Reprodução / Vídeo
Blockbuster

Fãs especulam retorno de locadora Blockbuster após atualização em site

A famosa rede de locadoras Blockbuster foi comprada em 2011

Redação Publicado em 28/03/2023, às 19h24

Antes de ter sido vendida em 2011, a rede de locadoras de filmes e videogames, Blockbuster, fez parte da vida de muitas pessoas como o principal local para encontrar os DVDs dos mais diversos títulos do entretenimento. Em tom nostálgico, uma publicação da empresa, no Twitter, gerou especulações nas redes a respeito de um possível retorno da antecessora dos atuais serviços de streaming.

Em 15 de março, a rede tuitou: “Nova ideia de negócio: vamos voltar como banco e usar VHS e DVDs como moeda. Hora de ir visitar sua mãe”. Isso foi suficiente para levantar rumores nas redes, até que a empresa resolveu também atualizar seu site.

New business idea: We're going to come back as a bank and use VHS and DVDs as currency. Time to go visit your mom.

— Blockbuster (@blockbuster) March 15, 2023
Estamos trabalhando para rebobinar seu filme”, diz o site.

Os fãs da locadora receberam com muita empolgação as mensagens enigmáticas, como repercutido pela CNN. Eles começaram a especular um retorno da marca, que na teoria nunca deixou de existir, mesmo que a maioria de suas lojas tenha fechado.

A última Blockbuster

A empresa que foi fundada em 1958, foi comprada em 2011 pela Dish Network, mas há uma loja em Oregon, nos Estados Unidos, que se apresenta como “a última Blockbuster”. A rede de locadoras, em seu auge, teve mais de 9 mil lojas espalhadas pelo mundo e 70 milhões de associados.

Sua decadência iniciou-se nos anos 2000, de acordo com a Forbes. Entre 2003 e 2005, a empresa perdeu 75% de seu valor de mercado. À medida em que tentava quitar US$ 1 bilhão em dívidas, a empresa decretou falência em 2011. A Dish Network a comprou no mesmo ano por US$ 320 milhões.

Todas as suas lojas, exceto a que fica em Oregon, foram fechadas em 2014. Como explicado por Joseph Clayton, CEO da Dish Network, na época, o principal motivo para a falência da empresa foi a chegada do streaming, como Netflix e Hulu, que reduziram drasticamente a popularidade da marca.

“Esta não é uma decisão fácil, mas o consumidor agora opta claramente por ferramentas de distribuição digital de entretenimento em vídeo”, disse Joseph Clayton, na época, como repercutido pela CNN. 

Em território brasileiro, em 2007, a empresa foi comprada pela Americanas em um negócio de R$ 186,2 milhões. Haviam 127 lojas espalhadas pelo país, na época. A marca foi adquirindo o formato da Americanas Express com o tempo.

filmes nostalgia blockbuster retorno locadora Dish Network

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA