Estátua de Chico Mendes antes e depois de ser atacada - Divulgação/Twitter
Chico Mendes

Filha de Chico Mendes comenta vandalismo em estátua: 'Representa o momento que estamos vivendo'

Estátua de ambientalista Chico Mendes, morto em 1988, foi derrubada em Rio Branco, no Acre

Redação Publicado em 06/07/2022, às 11h13

Uma estátua que homenageia o seringueiro e ambientalista Chico Mendes sofreu um ato de vandalismo na Praça Povos da Floresta, em Rio Branco, capital do Acre.

A estátua foi arrancada e deixada no chão na noite da última sexta-feira, 1°. De acordo com a Polícia Civil, o caso está sendo apurado e estão em busca dos suspeitos pela ação de vandalismo, como informado pela Coluna de Carlos Medeiro, no UOL. 

Por mais que tenha sido ação de vandalismo, representa o momento que estamos vivendo, não só em nosso estado, como também em nosso país", disse Elenira Mendes, filha do ambientalista ao colunista.
Estátua derrubada de Chico Mendes, seringueiro e ambientalista brasileiro, em Rio Branco, no Acre / Divulgação/Twitter

 

Ela ainda diz que a ação ocorre em decorrência da "falta de comprometimento com as políticas ambientais, o desrespeito com todos que se dedicam aos cuidados de nossas florestas e meio ambiente". Por fim, acrescentou que o acontecimento é reflexo de interesses semelhantes ao do governo.

Eu vejo como uma tentativa incansável de apagar a história de luta e legado do meu pai. Ele foi assassinado pelos mesmos interesses que alimentam e sustentam esse governo. Insatisfeitos, tentam deletar da história sua força e sua mensagem para humanidade", finalizou Elenira.

"A mando de alguém"

Cosmo Capistrano da Silva, responsável pela coordenação regional da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Acre — e que chegou a participar de embates em defesa da floresta —, o episódio vai ainda além de vandalismo, e recorda uma fala de Chico Mendes.

A gente ouvia dele, em algumas palestras, que ninguém matava a luta; poderiam matá-lo — como mataram mesmo — mas a luta nunca iam matar. E realmente a luta continua, e nós fazemos parte disso. [...] Eles estão ameaçando, dizendo que são capazes de fazer [derrubar, como a estátua] também conosco. Nós fazemos parte da luta que Chico travou. A gente sabe que isso foi a mando de alguém."
História notícias estátua Acre Chico Mendes vandalismo Derrubada ambientalista Rio Branco seringueiro

Leia também

Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Após 2.300 anos, banheiro de Alexandre, o Grande, é descoberto na Grécia


Príncipe Harry recebe irmãos de Diana em missa, ignorada pela família real