Papa Francisco - Wikimedia Commons
Vaticano

"Fiquei surpreso", declara papa Francisco sobre violência no Capitólio

Em entrevista ao canal italiano Mediaset, o papa lamentou o fato e ainda afirmou que esse tipo de atitude "deve ser condenada"

Giovanna Gomes Publicado em 09/01/2021, às 14h00

Na manhã deste sábado, o papa Francisco realizou uma declaração acerca da invasão do Capitólio — episódio ocorrido na última quarta-feira, 6, que deixou cinco mortos. Em entrevista ao canal italiano Midiaset, o pontífice afirmou ter ficado "surpreso" pelo fato dos Estados Unidos terem sido palco de tamanha confusão, segundo o UOL.

"Eu fiquei surpreso... um povo assim disciplinado, a democracia.. não? Mas, é uma realidade e também na realidade mais madura sempre há alguma coisa que não vai certo, com gente que segue o caminho contra a comunidade, contra a democracia, contra o bem comum", disse o papa ao repórter Fabio Marchese Ragona.

Ele também afirmou que "graças a Deus, conseguiram parar" a invasão e que esse tipo de ação deve ser condenada. "Sim, isso deve ser condenado [...] A violência é sempre assim, não? Nenhum povo no mundo pode tirar vantagem e dizer que não tem um dia sem violência", acrescentou.

"Acontece na história, mas devemos sempre aprender para não repetir, aprender com a história." Por fim, Francisco ainda declarou: "Precisamos aprender que esses grupos para-regulares, que não estão bem inseridos na sociedade, mais cedo ou mais tarde cometerão esses atos de violência". 

Estados Unidos Invasão Papa Vaticano notícia Congresso capitólio

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada