Estrela de Davi pichada em Paris - Reprodução/Video/AFP
França

França investiga pichações antissemitas 'desprezíveis' em Paris

Após início do conflito entre Hamas e Israel, centenas de Estrelas de Davi foram pichadas em Paris e seus subúrbios

Fabio Previdelli Publicado em 01/11/2023, às 10h42

Desde o início dos ataques entre Israel e Hamas, em 7 de outubro, pichações de dezenas de Estrelas de Davi foram espalhadas em edifícios ao redor de Paris e em seus subúrbios. O ato, visto como antissemita e ameaçador para os judeus, está sendo investigado por promotores franceses.

A primeira-ministra francesa, Élisabeth Borne, condenou "os atos desprezíveis", apontando que eles não ficarão impunes. Segundo o The Guardian, novas estrelas foram pintadas em fachadas de diversos edifícios da zona sul parisiense nesta semana.

+ ‘Terminar o que Hitler começou’: Homem é acusado de ameaçar senadora judia nos EUA

As pichações teriam sido feitas com spray e estêncil; e se espalharam pelos subúrbios de Paris no último final de semana — e em comunas como Vanves, Fontenay-aux-Roses e Aubervilliers. Já em Saint-Ouen os grafites eram acompanhados da frase: "A Palestina vencerá".

Marcas de ódio

Até o momento, as autoridades francesas já registraram 857 incidências desta natureza no país, conforme relatou o ministro do Interior, Gérald Darmanin, na última terça-feira, 31, segundo o The Guardian.

São tantos atos de antissemitismo em três semanas quanto os que ocorreram até agora neste ano", disse ele.

O ministro ainda informou que a polícia e as autoridades judaicas abriram diversas investigações contra os grafites antijudaicos que se espalharam em torno da capital. Eles também prometerem às comunidades judaicas que "nós os protegeremos, absoluta e completamente, dia e noite".

Nesta quarta-feira, 1, Olivier Klein, delegado do governo para o antissemitismo e o racismo, falou à rádio France Inter: "Os ataques antissemitas e racistas têm uma ligação com as notícias atuais, mas se há um ressurgimento é porque isto estava presente, havia um terreno fértil… Infelizmente, nosso país, como outros, tem essa capacidade de despertar velhos demônios."

Por fim, o sindicato dos estudantes judeus da França disse que as recentes pichações foram feitas para espelhar como os judeus foram forçados a usar a Estrela de Davi pelo regime nazista durante a Segunda Guerra.

"Este ato de marcação recorda os processos da década de 1930 e da Segunda Guerra Mundial que levaram ao extermínio de milhões de judeus", disse o Samuel Lejoyeux. "As pessoas que fizeram isso claramente queriam aterrorizar."

França Israel Mundo Segunda Guerra notícias antissemitismo Estrela de Davi Hamas pichação

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro