Françoise Gilot - Getty Images
Arte

Françoise Gilot, pintora que afrontou o ex-marido Picasso, morre aos 101 anos

Françoise Gilot foi companheira de Pablo Picasso entre 1946 e 1953, sendo a única mulher que o abandonou

Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 07/06/2023, às 08h07

Famosa por incontáveis pinturas e também por ser ex-mulher do renomado artista Pablo Picasso, a pintora americana de origem francesa Françoise Gilot morreu na última terça-feira, 6, aos 101 anos. A notícia foi divulgada pelo museu Picasso à AFP, e depois confirmada pela filha Aurelia Engel, que ainda comentou que a artista havia sofrido com "doenças cardíacas e pulmonares".

Companheira de Picasso entre 1946 e 1953, sendo conhecida como a única mulher que abandonou o espanhol, Gilot causou grande repercussão em 1964 depois do lançamento de seu livro 'Viver com Picasso'. Nele, desenvolve não só um texto íntimo sobre a vida com o artista, como ainda o descreve como sendo um ser tirânico, superticioso e egoísta, segundo O Globo, o que viria a manchar a reputação dele.

Pablo Picasso, renomado artista espanhol / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

 

Carreira de sucesso

Françoise Gaime Gilot nasceu no dia 26 de novembro de 1921 na comuna de Neuilly-sur-Seine, em Paris, França. Membro de uma família que já detinha de bastante dinheiro, naturalmente começou a seguir os passos da mãe, Madeleine Renoult-Gilot, uma conhecida aquarelista, dedicando-se também às artes.

Ela conheceu Picasso em 1943, mesmo ano em que fez sua primeira exposição em uma galeria parisiense, por volta dos 22 anos, enquanto o espanhol já tinha mais de 60. Como casal, tiveram dois filhos, Claude e Paloma — nascidos em 1947 e 1949, respectivamente —, mas a francesa ainda teve outra filha, Aurelia, nascida em 1956, com o cineasta francês Luc Simon.

Ao todo, Gilot produziu mais de 1,6 mil quadros ao longo de sua longeva vida, além de ter deixado de 4 a 5 mil gravuras. Em 2021, sua pintura 'Dove with a Guitar' foi comprada por nada menos que US$ 1,3 milhão, reafirmando sua importância, durante um leilão da Sotheby's.

Mundo arte morte notícias artista Pablo Picasso Françoise Gilot

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada