Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Marcadas pelo pincel: As musas inspiradoras do infiel Pablo Picasso

Contrastando com sua genialidade como pintor, o espanhol teve uma vida amorosa marcada por infidelidade, ciúmes e amantes

Mariana Balboni / Edição: Izabel Duva Rapoport Publicado em 17/10/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato fotográfico de Pablo Picasso em exposição - Getty Images
Retrato fotográfico de Pablo Picasso em exposição - Getty Images

Sendo um dos maiores gênios da pintura contemporânea, Pablo Picasso transpôs para as telas seu fascínio pelas mulheres, exaltando sensualidade e erotismo, baseando-se nas vivÊncias pessoais, marcadas por paixões intensas.

Quando apaixonado, eram retratadas como Deusas — as mesmas que, no fim da relação, apareciam como monstros torturados. Seja como for, todas influenciaram seus traços, especialmente as sete com quem conviveu: Fernande, Eva, Olga, Marie-Thérèse, Dora, Françoise e Jacqueline

Alguns críticos afirmam que o trabalho do pintor está tão relacionado ao seu apego por elas que as fases de sua carreira poderiam até ser definidas conforme as amantes com quem esteve envolvido.

Assim, o neoclassicismo dos anos 1920 são os “anos Olga”, as banhistas do começo dos anos 1930 marcam a “era Marie-Thérèse”, os retratos do fim dos anos 1940, o “período Françoise”.  

No entanto, nem tudo em Picasso, é claro, se explica por suas amantes. Para Carlos von Schmidt, autor de ‘Na Cama com Picasso’, as mulheres eram personagens que ele dispunha de acordo com a vontade. “As mudanças de estilo do pintor podem ser atribuídas à chegada de um novo amor, ao fim de um antigo romance, ou aos dois ao mesmo tempo.” 

E isso não é pouco. A seguir, conheça as mulheres que fizeram sua cabeça:

1. Fernande Oliver (1904 a 1912) 

Elegante, bonita e determinada, tinha 23 anos quando conheceu Picasso. Viveu com ele os anos de pobreza e boemia. Deixou-o em 1912, mas dizem que nunca superou a separação. Morreu pobre e sozinha em 1956.  

Les Demoiselles d'Avignon; Picasso (1907)/ Crédito: Museum of Modern Art/Wikimedia Commons

Além de posar para Picasso, ela lhe proporcionou estabilidade e segurança para experimentar novas cores e estilos, o que acabou sendo a transição entre a fase azul, caracterizada pela tristeza, miséria e morte, e a fase rosa, mais lúdica e alegre, repleta de figuras circenses. Foi sua musa até o início da fase cubista.


2. Eva Gouel (1911 a 1915) 

Tinha 25 anos quando conheceu Picasso. Era delicada, sensível e casada, mas logo trocou o marido pelo pintor. Morreu de tuberculose, em 1915, deixando Picasso arrasado. Eva não chegou a posar para o pintor, que, nessa fase, não retratava pessoas. No entanto, ele não deixou de manifestar sua paixão escrevendo em vários quadros cubistas “Eu amo Eva”.

Le pigeon aux petits pois; Picasso (1911)/ Crédito: Lost Art/Wikimedia Commons


3. Olga Koklova (1917 a 1935) 

Casou-se com Picasso em 1918, aos 27 anos. Possessiva e ambiciosa, manteve a união estável até a chegada do filho, Paulo, em 1921. Os conflitos violentos entre eles levaram à separação do casal e, por anos, ela seguiu brigando com o pintor e suas amantes, morrendo de câncer em 1955.  

Portrait d'Olga dans un fauteuil; Picasso (1918)/ Crédito: Agence Photographique de la Réunion des Musées Nationaux/Wikimedia Commons

Na tentativa de transformar Picasso no artista da alta sociedade parisiense, Olga o estimulava a retratar condes, princesas e baronesas, retornando ao período clássico.


4. Marie-Thérèse Walter (1927 a 1943)

Marie-Thérèse Walter conheceu Picasso aos 17 anos. Atraente e com lindos olhos azuis, foi a eterna amante do pintor. Em 1935, tiveram uma filha, Maya. Em 1977, quatro anos após a morte de Picasso, Marie-Thérèse se enforcou.  

Le Rêve; Picasso (1932)/ Crédito: Wikimedia Commons

Ao longo de sua vida, teve forte presença nas obras de Picasso, que exaltou as linhas e formas sensuais de seu corpo voluptuoso em obras de grande erotismo, marcando a fase lírica, sensual e surrealista do artista.


5. Dora Maar (1936 a 1944)  

Amante de Picasso por oito anos, era inteligente e bonita. Morena de olhos verdes, foi musa dos surrealistas e também pintora e fotógrafa. Das mulheres do artista, dizem que foi a que mais sofreu depois da separação.  

Guernica (1937)/ Crédito: Museo Reina Sofia/Wikimedia Commons

Foi internada em sanatórios e conventos e morreu sozinha aos 90 anos. Na execução de Guernica, teve papel fundamental: acompanhou, fotografou e até chegou a ajudar Picasso a pintar o mural. No início dos anos 1940, suas feições estão presentes em vários trabalhos, principalmente os que mostram uma mulher desfigurada, chorando.


6.Françoise Gilot (1943 a 1953) 

Aos 62 anos, o pintor se encantou pela estudante de 21, cabelos ruivos e olhos verdes. Com os dois filhos, Claude e Paloma, viveram uma serena união familiar por dez anos. Mas, em suas memórias, diz-se uma jovem seduzida, manipulada e traída por Picasso. Retratada como a mulher-flor, foi sua modelo durante o fim dos anos 1940, que ficaram conhecidos como “período Françoise”.

Le Charnier (1945)/ Crédito: Tate.org/Wikimedia Commons


7. Jacqueline Roque (1952 a 1973) 

Foi a última mulher de Picasso. Moraram juntos por 20 anos, até a morte do pintor, em 1973. Era jovem e bonita, tinha cabelos negros, olhos azuis e feições marcadas por traços fortes. Cultivava uma veneração pelo marido e afastou-o de familiares a amigos. Suicidou-se em 1986.  

Femme au Chien (1962)/ Crédito: Sothebys/Wikimedia Commons

Musa dos últimos anos, foi a mulher que Picasso retratou de forma mais obsessiva e com quem mais produziu. Era também sua secretária e agente, cuidava das exposições, das galerias e dos marchands.


++Saiba mais sobre Pablo Picasso por meio das obras disponíveis na Amazon:

Picasso: Uma Introdução à Vida e Obra de Pablo Picasso, por Antony Mason e Helena Gomes Klimes (1998) - https://amzn.to/2UPMxyu

Picasso, por Gilles Plazy e Paulo Neves (2007) - https://amzn.to/3aRx46I

Pablo Picasso, por Mike Venezia (2015) - https://amzn.to/3aUWTCG

Pablo Picasso, José Maria F. Garcia Bermejo (1997) - https://amzn.to/2XhVCl9

Picasso: A Biography (English Edition) eBook Kindle, por Patrick O'Brian - https://amzn.to/3b5aWG9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W