Marina Ovsyannikova em protesto na TV russa - Divulgação/Youtube/Guardian News
Rússia

Funcionária de TV russa invade jornal com cartaz: 'Eles estão mentindo para você'

Em protesto contra a guerra entre Ucrânia e Rússia, Marina Ovsyannikova interrompeu a transmissão ao vivo do jornal noturno do canal

Redação Publicado em 15/03/2022, às 10h53

Uma editora que atua na televisão estatal russa Channel One fez um protesto contra a guerra entre Ucrânia e Rússia ao invadir a transmissão ao vivo do principal noticiário do canal gritando contra o conflito e segurando um cartaz.

Marina Ovsyannikova interrompeu o noticiário noturno na última segunda-feira, 14, enquanto entoava “Pare a guerra. Não à guerra” e mostrava uma placa com a mensagem: “Não acredite na propaganda. Eles estão mentindo para você aqui”. Além de “Russians against the war”, em inglês (“russos contra a guerra”, em tradução direta).

Em uma tentativa de barrar a manifestação da funcionária, a âncora de notícias continuou lendo o teleprompter, mas em um tom mais alto para abafar a invasora. Após falhar, o canal mudou a transmissão para um segmento gravado.

Em um vídeo pré-gravado através do grupo de direitos humanos OVD-Info, Ovsyannikova afirmou que tinha vergonha de ter trabalhado para a emissora estatal e por espalhar o que caracterizou como “propaganda do Kremlin”, conforme repercutido pelo jornal The Guardian.

“Infelizmente, por vários anos, trabalhei no Channel One e na propaganda do Kremlin, estou muito envergonhado disso agora. Vergonha por me permitirem contar mentiras na tela da televisão. Vergonha por ter permitido a zumbificação do povo russo. Ficamos em silêncio em 2014, quando isso estava apenas começando. Não saímos para protestar quando o Kremlin envenenou [o líder da oposição Alexei] Navalny”, afirmou.

Ela continuou: “Estamos apenas observando silenciosamente esse regime anti-humano. E agora o mundo inteiro se afastou de nós e as próximas 10 gerações não poderão se limpar da vergonha desta guerra fratricida.

"O que está acontecendo na Ucrânia é um crime e a Rússia é o agressor. A responsabilidade desta agressão recai sobre os ombros de apenas uma pessoa: Vladimir Putin”, declarou Ovsyannikova, que incitou os russos a irem a protestos.

Segundo a OVD-Info, ela foi presa logo após a manifestação na emissora e foi detida no centro de televisão Ostankino. A mulher teria sido levada até uma delegacia de polícia de Moscou e pode enfrentar acusações por encorajar “agitação civil”, por praticar atos públicos que “desacreditem do uso das forças armadas da Rússia”, além da divulgação de “notícias falsas” sobre os militares russos.

História Rússia Ucrânia Invasão conflito notícia

Leia também

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada