Fundador da OceanGate e registro do submarino - Reprodução/Vídeo/Youtube e Divulgação/OceanGate
Submarino

Fundador da empresa responsável pelo submarino perdido disse que 'segurança é apenas puro desperdício'

Em entrevista, o fundador e CEO da OceanGate falou sobre a segurança do submarino, que agora se encontra perdido

Redação Publicado em 21/06/2023, às 10h27

Em uma corrida contra o tempo, equipes de resgate tentam salvar a tripulação a bordo do submarino que desapareceu no domingo, 18, enquanto realizava uma expedição até os destroços do Titanic, o mais famoso naufrágio da História. 

No entanto, com o sumiço, chama atenção ao redor do mundo as condições em que são realizados os trajetos. O submersível, de 6,4 metros de comprimento, já havia apresentado problemas técnicos em outra ocasião e até mesmo 'se perdeu' durante duas horas.

Esses relatos são de David Pongue, repórter da rede de televisão americana CBS News. Ele participou da expedição em novembro de 2022 e narrou o interior do submersível, que conta com um controle de videogame em sua estrutura. 

"O submarino era dirigido com controle de videogame. E não tinha GPS, nem cabo que o ligasse até a superfície, mas o fabricante garantiu que a cápsula, que é o mais importante, é segura, blindada, feita pela NASA", disse o jornalista.

Stockton Rush, fundador e CEO da OceanGate no interior do submarino /Crédito: Reprodução/Vídeo

 

'Puro desperdício'

Com esses relatos, internautas resgataram uma frase de Stockton Rush, fundador e CEO da OceanGate, durante entrevista ao Unsung Science, de Pogue. Stockton, que se encontra no submersível perdido, alegou que "em algum momento, a segurança é apenas puro desperdício".

"Você sabe, em algum momento, a segurança é apenas puro desperdício. Quero dizer, se você só quer estar seguro, não saia da cama, não entre no seu carro, não faça nada. Em algum momento, você vai correr algum risco, e é realmente uma questão de risco-recompensa", explicou o fundador da companhia.

O dia de hoje é crucial para o resgate do Titan. Isso porque é estimado que o submersível já se encontra nas últimas horas da reserva de oxigênio. Na última terça-feira, 20, Jamie Frederick, capitão na Guarda Costeira dos EUA, alegou, por volta de 14h, que o veículo subaquático teria, naquele momento, 40 horas de oxigênio. Como consequência, é possível que a reserva de oxigênio seja esgotada por volta das 6h da quinta-feira, 22.

Turismo desaparecimento Expedição submarino titanic destroços sumiço

Leia também

Após sair da prisão, assassina de Daniella Perez estudou na mesma faculdade da vítima


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Helicóptero que levava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofre acidente


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ