Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino Titan

Titanic: Ruídos podem sugerir que Titan está perto da superfície, diz especialista

Ex-comandante de submarinos na Austrália disse que sua “confiança aumentou” após notícias dos ruídos; mas cenário ainda é preocupante

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 21/06/2023, às 10h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O submarino Titan, que levaria tripulação aos destroços do Titanic - OceanGate
O submarino Titan, que levaria tripulação aos destroços do Titanic - OceanGate

Com menos de 24 horas de oxigênio restantes, as buscas pelo submarino Titan chegam em sua fase mais crítica. O submersível está desaparecido desde o último domingo, 18, cerca de duas horas depois do Titan iniciar sua descida até os destroços do lendário RMS Titanic — que descansa a 3.800 metros no fundo do mar.

Com cerca de 6,5 metros de comprimento, o paradeiro do submarino segue desconhecido. Nesta quarta-feira, 21, porém, conforme relatado pela equipe do site do Aventuras na História, a Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que equipes de resgate detectaram "ruídos subaquáticos" na área de busca.

+ Submarino que sumiu ao realizar expedição até o Titanic conta com controle de videogame

Na superfície?

Em entrevista à BBC, Frank Owen, ex-comandante de submarinos na Austrália, relatou que a detecção dos ruídos pode sugerir que o submarino Titan esteja na superfície da água.

Por conta disso, Owen disse que sua "confiança aumentou em uma ordem de magnitude" quando ouviu relatos de batidas percebidas por detectores de som flutuantes. Afinal, isso pode significar que os sons da batida podem ser fruto de um protocolo de emergência que possivelmente foi lançado pelos tripulantes.

Em primeiro lugar, a bordo desta embarcação está um mergulhador aposentado da marinha francesa. Ele conheceria o protocolo para tentar alertar as forças de busca... A cada meia hora você bate como o diabo [nas laterais do submarino] por três minutos", explicou.

Com isso, o sinal sonoro captado por uma boia perto da superfície pode significar que o próprio submarino está próximo ou na superfície, acrescentou o especialista em busca e resgate de submarinos

"Abaixo de cerca de 180 metros, a temperatura da água cai muito rapidamente. Isso cria uma camada que o [sinal do sonar] rebate. Mas se você estiver na mesma profundidade da água, ela tende a ir bem reto", completou.

Mesmo que Titan esteja na superfície, ainda assim será difícil detectá-lo; visto que muito pouco da pequena embarcação branca fica acima da água. Mas usar uma série de boias de detecção de som pode ajudar a triangular o sinal e diminuir a área de busca.