Bolsonaro e Elon Musk - Getty Images
Brasil

Governo define acordo para monitoramento de Amazônia por empresa de Musk

Além de internet para 19 mil escolas, outro grande acordo foi fechado em encontro

Alan de Oliveira | @baco.deoli | sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 21/05/2022, às 08h35

Em mais uma negociação aproveitando a vinda de Elon Musk ao Brasil, na sexta-feira, 20, o Governo Federal anunciou outra parceria ainda sem nome, sobre o "monitoramento ambiental" das queimadas e desmatamento na Amazônia.

Segundo o Ministro das Comunicações do país, Fabio Faria, mesmo com o suporte estrangeiro, nenhuma informação privilegiada será passada.

As iniciativas de tecnologias avançadas ainda aguardam abertura de licitação pública, mesmo estando com alguns acordos já assinados, como por exemplo, a viabilização de internet para mais de 19 mil escolas de difícil da região através da "Starlink".

O Brasil já possui um modelo de monitoramento das regiões florestais, entretanto, os números entregues em todas as atualizações de comparação com o desmatamento e queimadas ocorridos nos últimos meses fez o presidente Jair Bolsonaro questionar a qualidade de desempenho desses serviços.

"Casamento que só está começando"

Na coletiva, Bolsonaro ainda falou sobre assuntos com o empresário. Ele colocou a base de Alcântara à disposição da empresa Space X, uma vez que a região é considerada uma das melhores do mundo para lançamento se foguetes.

A base de lançamento de Alcântara está disponível [para lançamento de foguetes de Musk], como conversado entre ele e o comandante da Força Aérea", disse o chefe de estado.

Apesar do entusiasmo, Fabio Farias diz que por enquanto, nenhuma negociação em volta dos foguetes foi abordada. O foco foi para projetos de urgência na Amazônia.

Brasil Amazônia notícias tecnologia viagem inovação Bolsonaro Elon Musk SpaceX Starlink negociação

Leia também

Justiça do Nepal limita número de alpinistas para 'deixar o Everest respirar'


Madeleine McCann: mensagem deixada por amigo de suspeito mudou rumo das investigações


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


China: Missão para coletar amostras do lado 'oculto' da Lua é lançada


‘Está se saindo melhor do que se esperava’, dizem britânicos sobre reinado de Charles III


Espanha: Primeiro-ministro anula prêmio nacional de touradas, tradição no país