Fotografia da réplica da estátua destruída - Divulgação/ Museu Arqueológico de Colosso
Estátua

Governo da Itália dá ao Iraque réplica de estátua que foi destruída pelo ISIS

A réplica do importante monumento, que era batizado de “Touro de Nimrud”, foi recriada com uma impressora 3D, confira os detalhes!

Redação Publicado em 13/02/2024, às 14h10

Em 2015, o ISIS (grupo fundamentalista islâmico que já esteve por trás de diversos ataques terroristas pelo mundo), destruiu o chamado “Touro de Nimrud”, um monumento de pedra que foi descoberta no Iraque

A estátua de 5 metros de altura foi confeccionada no século 4 antes de Cristo e era de grande importância para o patrimônio histórico iraquiano. Em um gesto de diplomacia, o governo italiano decidiu doar recentemente uma réplica desta escultura para seu país de origem. 

Segundo informado pela CNN, os pesquisadores italianos responsáveis pela criação da réplica do “Touro de Nimrud” empregaram tecnologias de impressora 3D para materializá-la. 

Momento simbólico 

A estátua agora será exposta na entrada do recém-inaugurado Museu Basrah, localizado em Basra, cidade situada ao sul do Iraque. Em ocasião do evento, o ministro da Cultura italiano, Gennaro Sangiuliano, publicou um comunicado: 

A Itália está na vanguarda da salvaguarda do patrimônio cultural porque é a alma de uma nação e encarna a sua história. Portanto, continuará a fazer todos os esforços para promover a colaboração internacional no domínio da proteção do patrimônio cultural e para trabalhar para a valorização do patrimônio da humanidade", dizia a mensagem. 
Itália notícias Iraque 3D estátua

Leia também

‘É O Caramelo!’: Universidade confirma que cavalo resgatado no RS é macho


Na Via Láctea, "mão fantasmagórica" aparece em nova imagem de telescópio


Whoopi Goldberg 'convidou' o Papa para participar de "Sister Act 3"


Influencer gera revolta em visita à Casa de Anne Frank: 'Viveu melhor do que nós'


Satélites da Nasa revelam as imagens mais nítidas da cheia em Porto Alegre até agora


Príncipe Harry recebe irmãos de Diana em missa, ignorada pela família real