Grupo "Virtual de Madureira" usando fantasia com rosto de Hitler - Divulgação / Redes sociais
Apologia ao nazismo

Grupo de bate-bolas é indiciado por utilizar fantasia com rosto de Hitler

Grupo está sendo acusado de apologia ao nazismo

Giovanna Gomes Publicado em 22/06/2023, às 13h27

A Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) realizou o indiciamento de seis membros do grupo de bate-bolas "Virtual de Madureira" nesta quinta-feira, 22. Os integrantes enfrentarão acusações de apologia ao nazismo por terem utilizado fantasias de bate-bolas com o rosto de Adolf Hitler durante um desfile realizado em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Após a divulgação do caso, entidades como a Federação Israelita do Estado do Rio (Fierj) e a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal do Rio buscaram respostas junto à Decradi.

Investigações

Durante as investigações conduzidas pela delegacia, o responsável pelo grupo alegou que a intenção era criticar a violência praticada pelo ditador, conforme informou o portal G1.

No entanto, na perspectiva da delegada Rita Salim, titular da especializada, os membros do grupo de bate-bolas cometeram apologia ao nazismo ao desfilarem com o rosto de Hitler. 

De acordo com a fonte, Salim ressaltou que a figura de Hitler está intrinsecamente ligada ao nazismo, e ao realizarem tal ato, os bate-bolas promovem a divulgação de um crime que é previsto em lei. Além disso, eles ostentam o rosto de um homem responsável pela morte de milhares de judeus na Alemanha durante o Holocausto. O caso foi encaminhado ao Ministério Público nesta quinta-feira.

Nazismo Hitler notícias Polícia indiciados bate-bolas

Leia também

Sumiço de filhote de naja é investigado no Instituto Butantan


Santa Catarina: Boi fica preso dentro do telhado de casa


Rei Charles III acaba com a entrada gratuita no Castelo de Windsor, entenda!


Savannah: Veja o híbrido de gato doméstico com felino selvagem que pode custar R$ 120 mil


Japão: Para afastar visitantes, cidade instala barreira em vista do Monte Fuji


Vestes de São Pedro e São João serão exibidas pelo Vaticano