Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Monte Fuji

Japão: Para afastar visitantes, cidade instala barreira em vista do Monte Fuji

Desde o fim das restrições da pandemia da covid-19, o país tem recebido um número recorde de turistas, desagradando à população

Vista do Monte Fuji - Getty Images
Vista do Monte Fuji - Getty Images

Nesta terça-feira, 21, as autoridades da cidade japonesa de Fujikawaguchiko instalaram uma barreira para bloquear a vista do Monte Fuji. A construção foi feita visando desestimular turistas atraídos pelo lugar perfeito para a foto "instagramável", o que acaba por tirar a paz dos moradores.

Logo pela manhã, uma equipe de funcionários da prefeitura começou a instalar uma malha densa de 2,5 metros de altura e 20 metros de comprimento em vários postes, concluindo o trabalho por volta do meio-dia.

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, essa medida foi anunciada em abril pela administração municipal, em resposta ao incômodo causado e ao comportamento considerado "incivilizado" de muitos turistas que frequentam a área.

Na cidade, há muitos pontos para capturar a emblemática montanha em fotos, no entanto, o local se destacou porque a imponente silhueta do vulcão se eleva sobre uma loja de conveniência Lawson, um marco no país. 

Isso atraiu uma série de turistas que lotaram a estreita calçada em frente à loja, e desrespeitando as áreas designadas para fumar, cruzando a rua quando o sinal estava vermelho e até mesmo subindo no telhado de uma clínica odontológica em busca dos melhores ângulos para fotografar.

É uma pena porque é realmente uma fotografia icônica. Mas é totalmente compreensível, porque a vista atraiu muita gente num local bastante perigoso, com a autoestrada mesmo ao lado”, admitiu Christina Roys, uma turista neozelandesa de 36 anos, que estava no local na manhã de terça-feira. 

Invasão

Desde o levantamento das restrições da pandemia de covid-19, o turismo no Japão tem alcançado números sem precedentes. No entanto, esse aumento no fluxo de visitantes tem gerado tensões com a população local, devido ao excesso de turistas e ao surgimento de comportamentos inadequados.

As autoridades estão tomando medidas para lidar com esses problemas. No Monte Fuji, por exemplo, as autoridades planejam impor uma taxa de acesso e uma taxa diária máxima a partir deste verão na principal rota de caminhada até o cume do vulcão.

Além disso, em Kyoto, os turistas foram proibidos de acessar as vielas do bairro das gueixas, após incidentes de visitantes assediando as mulheres locais para tirar fotografias.